Você já fez parte da nossa caminhada, queremos acompanhar a sua!
A mesma percorreu principais ambientes do Pampa Gaúcho
Estudantes da URI Santiago participaram de uma expedição de reconhecimento, classificação e correlação de solos do pampa gaúcho. A atividade foi realizada na última semana do primeiro semestre letivo.
A mesma foi organizada pelo laboratório de solos e de geotecnologias da URI Santiago. A coordenação foi do professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares, com o auxílio dos estagiários Daniel Nunes Krum e Lucas Brum. A expedição percorreu os principais ambientes do Pampa Gaúcho, com a participação de estudantes da disciplina de Física, Gênese, Morfologia e Classificação do Solo do curso de Agronomia. Ao longo de 1.200 quilômetros, foram visitadas dez unidades de mapeamento de solos do Pampa, onde os estudantes aplicaram conhecimentos construídos durante o semestre sobre a paisagem do Pampa, a imagem combinada dos fatores de formação do solo, como a geomorfologia (relevos), os organismos (vegetação, uso do solo e outros), o material de origem (rochas), o clima e o tempo geológico. Também, sobre os processos envolvidos na gênese dos solos, suas respectivas propriedades físico-químicas, características morfológicas e a classificação taxonômica. “O principal objetivo da expedição foi de reconhecimento da distribuição espacial de diferentes classes de solos do Pampa Gaúcho, de suas características ambientais, vulnerabilidades e potencialidades para o uso agrícola, pastoril e florestal”, contou o professor Julio.
Posteriormente, os estudantes elaboraram um relatório técnico sintetizando a expedição, o qual serviu como avaliação parcial da disciplina, construída de maneira ativa e participativa.
Mais informações:
Solos estudados durante a expedição: LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Santo Ângelo e do Alto Uruguai. Estepe Estacional), LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Campos Gerais. Estepe Estacional), ARGISSOLO BRUNO-ACINZENTADO Alítico úmbrico (Unidade Geomorfológica da Depressão do Rio Jacuí. Floresta Estacional), PLANOSSOLO HÁPLICO Eutrófico típico (Unidade Geomorfológica da Depressão do Rio Jacuí. Estepe Estacional),ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Alítico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Rebaixado Marginal. Estepe Estacional). ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Rebaixado Marginal. Estepe Estacional), LUVISSOLO CRÔMICO Pálico saprolítico
(Unidade Geomorfológica Planaltos Residuais Ganguçú. Estepe Estacional), VERTISSOLO EBÂNICO Órtico chernossólico (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional), NEOSSOLO REGOLÍTICO Eutrófico fragmentário (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional) e NEOSSOLO QUARTZARÊNICO Órtico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional).
Sistema de acompanhamento de egressos
# | RA | Nome | Ano/sem de Formatura | Curso |
---|---|---|---|---|
Ainda não encontramos nenhum registro. Selecione um ou mais campos no filtro ao lado! |
"A URI está de parabéns pelos seus 25 anos. Eu tenho muito a agradecer a formação que eu tive na URI, agradecer à universidade, ao corpo docente de Ciências Biológicas. Eu me sinto realizada profissionalmente e isso eu devo muito à instituição, onde eu tive uma formação muito boa."
"Parabenizo a URI pelos seus 25 anos. Espero que cada vez mais a URI cresça e consiga formar excelentes profissionais."
"Hoje, ainda aprendo na URI. Voltei à casa não apenas como funcionária, mas também para cursar a pós-graduação em direito civil e processo civil. É nessa instituição que eu me sinto acolhida, a URI é uma extensão da minha casa, onde todos são tratados de forma igualitária, com valor e com respeito."
"Santiago só tem a ganhar com essa instituição porque ela consegue realizar uma verdadeira integração entre a Universidade e a comunidade. A URI representa muito mais do que o lugar onde eu fiz minha graduação: ela representa os amigos e amigas que eu conquistei, as aprendizagens que eu adquiri e o crescimento que eu tive aqui dentro."
"A URI como uma instituição de ensino tem um impacto regional bastante significativo, principalmente devido aos projetos de extensão, o que demonstra o quanto ela se preocupa com a comunidade."
"A URI cresceu e hoje ela tem um papel social que é um diferencial dentro da região. Tudo o que acontece dentro da Universidade reflete lá fora, na sociedade. Vejo a URI muito responsável e muito consciente do papel social dela"
"Me sinto orgulhosa de saber que fiz parte disso e ainda faço, como acadêmica do curso de Direito. É gratificante ver que essa entidade fez parte da tua vida e que tu também contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento dela."
"Hoje a URI representa muito para a comunidade, atuando no desenvolvimento regional, trazendo para a cidade acadêmicos de toda a região que procuram a graduação. A URI forma profissionais competentes para atuarem no mercado de trabalho."