Seja bem-vindo ao Portal de Egressos

da URI Santiago

Você já fez parte da nossa caminhada, queremos acompanhar a sua!

  Notícias


Estudantes de Agronomia têm artigo aceito na revista Energia na Agricultura

23/05/2019

Estudo visa estudar profundidade efetiva de Neosolos e suas relações

No mês de maio, acadêmicos e egressos (2019) do curso de Agronomia da URI Santiago aprovaram um artigo científico na revista ENERGIA NA AGRICULTURA da UNESP, descrevendo relações espaciais entre a profundidade efetiva do solo e atributos do terreno (variáveis preditoras), como também, a intensidade amostral para a representação espacial de solos poucos desenvolvidos do Vale do Jaguari, da Fronteira Oeste e das Missões.

O artigo “VARIAÇÃO DA PROFUNDIDADE EFETIVA DE NEOSSOLOS E SUAS RELAÇÕES COM OS ATRIBUTOS DO TERRENO, NUMA CATENA DO PAMPA GAÚGHO” tem como autores: Daniel Nunes Krum, Júlio Cesar Wincher Soares, Lucas Nascimento Brum, Higor Machado de Freitas e Pedro Maurício Santos dos Santos. O desenvolvimento dos trabalhos é fruto da iniciação científica sob orientação do professor doutor Júlio Soares. “Na URI Santiago, cursamos disciplinas que despertam o interesse sobre inúmeros temas, com professores capacitados em várias áreas do conhecimento. Em nosso caso, as disciplinas de geotecnologias e de solos foram marcantes, com acesso a laboratórios funcionais e de última geração”, comenta o estudante Daniel Nunes Krum.

As pesquisas foram apoiadas pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC – URI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

 

Geotecnologias

Nos próximos anos, o agronegócio será desafiado a patamares de eficiência até há pouco tempo inimagináveis. Desta maneira, será necessário aumentar a produtividade dos sistemas e ao mesmo tempo reduzir os custos de produção e os impactos negativos sobre os recursos naturais.

As geotecnologias, as quais envolvem a topografia, o posicionamento por satélite, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento permitem o gerenciamento localizado e inteligente dos cultivos voltados para a produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, em Fazendas Inteligentes da Agricultura Digital. Um dos fatores de grande influência para a produtividade das culturas é a profundidade efetiva do solo, ou seja, a profundidade máxima que as raízes penetram livremente no perfil do solo. A modelagem eficiente dessa profundidade ainda é um gargalo para a agricultura digital, sendo que um dos primeiros passos para essa modelagem é a identificação de suas variáveis preditoras e da intensidade amostral necessária para a sua representação espacial. Base para o estudo apresentado na revista.


24/08/2020

Graduação Ativa em debate no IV Itinerário Formativo

21/08/2020

Farmácia e Enfermagem firmam parceria que contribui para as práticas

11/08/2020

Estagiárias da Psicologia produzem cartilhas orientadoras e informativas sobre o contexto da pandemia

08/07/2020

Revista Multiciência Online está recebendo trabalhos científicos

09/05/2020

Produção de acadêmicos de Enfermagem dá origem a jornal digital

07/05/2020

Cursos de Letras e Pedagogia realizarão roda de conversa online



  Minha turma

Sistema de acompanhamento de egressos




# RA Nome Ano/sem de Formatura Curso
Ainda não encontramos nenhum registro. Selecione um ou mais campos no filtro ao lado!

  Mural de recados


BRUNA CAMARGO
EGRESSA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

"A URI está de parabéns pelos seus 25 anos. Eu tenho muito a agradecer a formação que eu tive na URI, agradecer à universidade, ao corpo docente de Ciências Biológicas. Eu me sinto realizada profissionalmente e isso eu devo muito à instituição, onde eu tive uma formação muito boa."

CRISTIANE VESZ GONÇALVES
EGRESSA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

"Parabenizo a URI pelos seus 25 anos. Espero que cada vez mais a URI cresça e consiga formar excelentes profissionais."

DENISE LACORTE
EGRESSA DE DIREITO

"Hoje, ainda aprendo na URI. Voltei à casa não apenas como funcionária, mas também para cursar a pós-graduação em direito civil e processo civil. É nessa instituição que eu me sinto acolhida, a URI é uma extensão da minha casa, onde todos são tratados de forma igualitária, com valor e com respeito."

ELOISA BRENER
EGRESSA DE PEDAGOGIA

"Santiago só tem a ganhar com essa instituição porque ela consegue realizar uma verdadeira integração entre a Universidade e a comunidade. A URI representa muito mais do que o lugar onde eu fiz minha graduação: ela representa os amigos e amigas que eu conquistei, as aprendizagens que eu adquiri e o crescimento que eu tive aqui dentro."

KATIUSCI LENHARD
EGRESSA DE PSICOLOGIA

"A URI como uma instituição de ensino tem um impacto regional bastante significativo, principalmente devido aos projetos de extensão, o que demonstra o quanto ela se preocupa com a comunidade."

LILIANA DORNELLES
EGRESSA DE ADMINISTRAÇÃO

"A URI cresceu e hoje ela tem um papel social que é um diferencial dentro da região. Tudo o que acontece dentro da Universidade reflete lá fora, na sociedade. Vejo a URI muito responsável e muito consciente do papel social dela"

MARCIELE MOURA
EGRESSA DE LETRAS

"Me sinto orgulhosa de saber que fiz parte disso e ainda faço, como acadêmica do curso de Direito. É gratificante ver que essa entidade fez parte da tua vida e que tu também contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento dela."

RAFAEL BORDINHÃO FLECK
EGRESSO DE AGRONOMIA

"Hoje a URI representa muito para a comunidade, atuando no desenvolvimento regional, trazendo para a cidade acadêmicos de toda a região que procuram a graduação. A URI forma profissionais competentes para atuarem no mercado de trabalho."

  Contato