Seja bem-vindo ao Portal de Egressos

da URI Santiago

Você já fez parte da nossa caminhada, queremos acompanhar a sua!

  Notícias


Pró-etanol: URI Santiago participa da entrega do projeto de lei ao governador

13/11/2019

Assim, será criada a política para o incentivo à produção de etanol

Na última quinta-feira (07), os integrantes do GT - Grupo de Trabalho Pró-Etanol/RS e da Frente Parlamentar Gaúcha do Etanol, liderada pelo deputado Elton Weber, entregaram ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, a minuta do projeto de lei que cria a política de Estado de incentivos à produção de etanol e fortalecimento da sua cadeia.

Representando a região do Vale do Jaguari e Fronteira Oeste, estavam o coordenador do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares, o professor MSc Henrique Moreira Fruh Machado, integrantes do Grupo de Trabalho Pró-Etanol – RS e o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda.

Conforme Valdir Zonin, engenheiro agrônomo da EMATER - RS e o Dr. Alexandre Scheifler, coordenadores do Grupo de Trabalho Pró Etanol – RS, tendo em vista a importância desta política estadual, onde atualmente são importados 99,7% dos 1,5 bilhões de litros de etanol/ano, “esperamos agilidade nessa tramitação até a aprovação da lei, a qual poderá reduzir praticamente em 50% o percentual de ICMS, cobrado às futuras indústrias produtoras de etanol. Também poderá conceder as garantias necessárias ao programa nos temas da política de produção de sementes e mudas amiláceas (triticale, trigo, sorgo, arroz, batatas, entre outras), insumos florestais energéticos, aquisição de etanol e coprodutos (farelos, CO2, energia elétrica e outros), agilização ambiental, política estadual de incentivos creditícios, entre outras questões”.

Conforme a 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para garantir a demanda por sustentabilidade na escala regional, nacional e mundial faz-se necessária a adoção da Bioeconomia em nossas rotinas diárias. “Estando essa lógica, estreitamente ligada com a melhoria do desenvolvimento, na busca por inovação e transferência de tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente, em seu eixo de elaboração”, comentou o professor Júlio.

De acordo com o professor Henrique, pesquisador da Cadeia do Etanol, este combustível é produzido a partir de fontes renováveis de energia, em concordância com o Acordo de Paris, aprovado por 197 países. O etanol pode ser produzido a partir de diversas culturas, destacando-se o milho, batata-doce, trigo e triticale (de baixo valor para a indústria alimentícia). “Entendo que a matriz econômica da região do Vale do Jaguari é o agronegócio. Faz-se necessária a diversificação das culturas agrícolas e a possibilidade de geração de renda para pequenos, médios e grandes produtores rurais”, disse Henrique.

A URI Santiago conta com uma equipe de pesquisadores, docentes e técnicos capacitados, com laboratórios de última geração, viveiros (casas de vegetação), plantas para a produção de biocombustíveis e área experimental que contribuem para a inovação e difusão de tecnologias para a Cadeia de Biocombustíveis do nosso Estado.

Na última sexta-feira (08), em visita ao Câmpus de Santiago, o Deputado Federal Marcelo Brum, comunicador da rede de rádios do A Voz do Campo, ratificou o seu compromisso com a produção de biocombustíveis, com a indicação de recursos para a pesquisa e inovação, com a transferência de tecnologia aos produtores rurais, em prol do desenvolvimento do Vale do Jaguari e do Rio Grande do Sul.  

 

*Texto: informações dos professores Julio Wincher Soares e Henrique Machado e de matéria publicada pelo gabinete do deputado Elton Weber
* Fotos: equipe do deputado Marcelo Brum/ assessoria de comunicação Palácio Piratini


24/08/2020

Graduação Ativa em debate no IV Itinerário Formativo

21/08/2020

Farmácia e Enfermagem firmam parceria que contribui para as práticas

11/08/2020

Estagiárias da Psicologia produzem cartilhas orientadoras e informativas sobre o contexto da pandemia

08/07/2020

Revista Multiciência Online está recebendo trabalhos científicos

09/05/2020

Produção de acadêmicos de Enfermagem dá origem a jornal digital

07/05/2020

Cursos de Letras e Pedagogia realizarão roda de conversa online



  Minha turma

Sistema de acompanhamento de egressos




# RA Nome Ano/sem de Formatura Curso
Ainda não encontramos nenhum registro. Selecione um ou mais campos no filtro ao lado!

  Mural de recados


BRUNA CAMARGO
EGRESSA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

"A URI está de parabéns pelos seus 25 anos. Eu tenho muito a agradecer a formação que eu tive na URI, agradecer à universidade, ao corpo docente de Ciências Biológicas. Eu me sinto realizada profissionalmente e isso eu devo muito à instituição, onde eu tive uma formação muito boa."

CRISTIANE VESZ GONÇALVES
EGRESSA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

"Parabenizo a URI pelos seus 25 anos. Espero que cada vez mais a URI cresça e consiga formar excelentes profissionais."

DENISE LACORTE
EGRESSA DE DIREITO

"Hoje, ainda aprendo na URI. Voltei à casa não apenas como funcionária, mas também para cursar a pós-graduação em direito civil e processo civil. É nessa instituição que eu me sinto acolhida, a URI é uma extensão da minha casa, onde todos são tratados de forma igualitária, com valor e com respeito."

ELOISA BRENER
EGRESSA DE PEDAGOGIA

"Santiago só tem a ganhar com essa instituição porque ela consegue realizar uma verdadeira integração entre a Universidade e a comunidade. A URI representa muito mais do que o lugar onde eu fiz minha graduação: ela representa os amigos e amigas que eu conquistei, as aprendizagens que eu adquiri e o crescimento que eu tive aqui dentro."

KATIUSCI LENHARD
EGRESSA DE PSICOLOGIA

"A URI como uma instituição de ensino tem um impacto regional bastante significativo, principalmente devido aos projetos de extensão, o que demonstra o quanto ela se preocupa com a comunidade."

LILIANA DORNELLES
EGRESSA DE ADMINISTRAÇÃO

"A URI cresceu e hoje ela tem um papel social que é um diferencial dentro da região. Tudo o que acontece dentro da Universidade reflete lá fora, na sociedade. Vejo a URI muito responsável e muito consciente do papel social dela"

MARCIELE MOURA
EGRESSA DE LETRAS

"Me sinto orgulhosa de saber que fiz parte disso e ainda faço, como acadêmica do curso de Direito. É gratificante ver que essa entidade fez parte da tua vida e que tu também contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento dela."

RAFAEL BORDINHÃO FLECK
EGRESSO DE AGRONOMIA

"Hoje a URI representa muito para a comunidade, atuando no desenvolvimento regional, trazendo para a cidade acadêmicos de toda a região que procuram a graduação. A URI forma profissionais competentes para atuarem no mercado de trabalho."

  Contato