Você já fez parte da nossa caminhada, queremos acompanhar a sua!
Coordenadora do Núcleo de Inovação Acadêmica da URI Santiago traz uma importante reflexão sobre a tecnologia
Nos últimos anos, as Tecnologias de Informação e Comunicação trouxeram possibilidades e facilidades. Novas profissões surgiram e algumas áreas entraram em ascensão, como Tecnologia da Informação, Marketing Digital, entre outras. A automação bancária, o comércio eletrônico, o ensino a distância e o entretenimento por meios digitais passaram a constituir a vida de grande parte da população.
Surge então, a pandemia da COVID-19, que, devido ao isolamento social, fez com que cada segmento se adaptasse da melhor forma. Para isso, logicamente, a tecnologia foi a grande aliada. As universidades, que passaram a ter as aulas presenciais em ambiente digital, que o digam. Passada a fase inicial de adaptação em meio à urgência mundial, a URI continua a viver a fase de adaptação, mas, muito voltada à reflexão, pensando no futuro e na saúde física e emocional da comunidade acadêmica.
Desde o início do processo, a coordenadora do Núcleo de Inovação Acadêmica, professora Carla Castanho, acompanha de perto essas mudanças. Conversou com o Núcleo de Comunicação da URI Santiago, falando um pouco do momento. A docente também coordena o curso de Ciência da Computação e a Área do Conhecimento de Engenharias e Ciência da Computação e é gestora do Polo EAD Santiago.
NUCOM: A tecnologia, que já era muito utilizada, teve o uso intensificado com a pandemia, tanto no contexto pessoal quanto profissional. Fale um pouco sobre isso.
CARLA: Acredito que a palavra que define este momento é reinvenção. Estávamos acostumados a utilizar estes recursos em situações específicas, mas agora essas ferramentas fazem parte do nosso cotidiano. A educação, com certeza, não será a mesma após a pandemia. A forma de ensinar também não.
NUCOM: Nós já utilizávamos muito os recursos tecnológicos antes da COVID-19. Agora, estamos utilizando ainda mais para o home office e estudos. A partir desta necessidade de seguirmos conectados trabalhando, passamos a valorizar mais os recursos digitais? Qual a tua opinião?
CARLA: Com certeza! Não só como passamos, mas como também PRECISAMOS valorizar. Estamos vivenciando a era da Informação. Tudo o que fazemos está parcialmente ou integralmente interligado com a Computação, desde o pedido de refeições pelos aplicativos de Delivery até ao solicitar o Auxílio Emergencial por meio do aplicativo.
NUCOM: Qual é o impacto da COVID-19 nos processos de inovação, de uma maneira geral?
CARLA: A intensificação do uso de aplicativos, portais institucionais, informações sobre o Auxílio Emergencial, pedidos de refeições pelos aplicativos de Fast-food e compensações bancárias são exemplos que fazem parte do nosso cotidiano neste tempo de Covid-19.
Para a Inovação e a Tecnologia, este é um tempo de novas oportunidades, adaptações e aprendizados. Estamos totalmente conectados em rede e isto nos faz acreditar que o mundo não será mais o mesmo após a Pandemia.
O varejo e compras online nunca foi tão bem utilizado, assim como o uso de aplicativos de Delivery tiveram um enorme salto, tanto em demandas, como em admissões.
NUCOM: Na URI, o Núcleo de Inovação Acadêmica está focado em melhorar as experiências de ensino x aprendizagem durante a quarentena. Como tem feito isso e qual a percepção em torno do desenvolvimento das aulas?
CARLA: Enquanto Núcleo de Inovação Acadêmica, desenvolvemos Manuais e Tutoriais a fim de atender às demandas por parte dos professores e acadêmicos. Muitos tinham dúvidas e dificuldades em acessar aos recursos tecnológicos da Universidade e por meio destes auxílios, acreditamos que grande parte das dúvidas foram sanadas.
Estamos padronizando o E-mail Institucional para todos os professores e alunos da Universidade, para que estes possam realizar suas Web Aulas remotamente e participar ativamente das atividades que estão sendo realizadas.
NUCOM: Quando voltarmos às aulas após este período de aulas presenciais em ambiente digital, qual a principal lição que terá ficado aos alunos e professores?
CARLA: Como menciona a prof. Michele, “o abraço e o beijo já estão fazendo falta”. É o contato olho no olho, o tato e a correria do dia a dia que nos fazem tornarmos grandes profissionais.
Nossos alunos merecem o melhor do que a universidade pode proporcionar.
Sistema de acompanhamento de egressos
# | RA | Nome | Ano/sem de Formatura | Curso |
---|---|---|---|---|
Ainda não encontramos nenhum registro. Selecione um ou mais campos no filtro ao lado! |
"A URI está de parabéns pelos seus 25 anos. Eu tenho muito a agradecer a formação que eu tive na URI, agradecer à universidade, ao corpo docente de Ciências Biológicas. Eu me sinto realizada profissionalmente e isso eu devo muito à instituição, onde eu tive uma formação muito boa."
"Parabenizo a URI pelos seus 25 anos. Espero que cada vez mais a URI cresça e consiga formar excelentes profissionais."
"Hoje, ainda aprendo na URI. Voltei à casa não apenas como funcionária, mas também para cursar a pós-graduação em direito civil e processo civil. É nessa instituição que eu me sinto acolhida, a URI é uma extensão da minha casa, onde todos são tratados de forma igualitária, com valor e com respeito."
"Santiago só tem a ganhar com essa instituição porque ela consegue realizar uma verdadeira integração entre a Universidade e a comunidade. A URI representa muito mais do que o lugar onde eu fiz minha graduação: ela representa os amigos e amigas que eu conquistei, as aprendizagens que eu adquiri e o crescimento que eu tive aqui dentro."
"A URI como uma instituição de ensino tem um impacto regional bastante significativo, principalmente devido aos projetos de extensão, o que demonstra o quanto ela se preocupa com a comunidade."
"A URI cresceu e hoje ela tem um papel social que é um diferencial dentro da região. Tudo o que acontece dentro da Universidade reflete lá fora, na sociedade. Vejo a URI muito responsável e muito consciente do papel social dela"
"Me sinto orgulhosa de saber que fiz parte disso e ainda faço, como acadêmica do curso de Direito. É gratificante ver que essa entidade fez parte da tua vida e que tu também contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento dela."
"Hoje a URI representa muito para a comunidade, atuando no desenvolvimento regional, trazendo para a cidade acadêmicos de toda a região que procuram a graduação. A URI forma profissionais competentes para atuarem no mercado de trabalho."