Revista Direito, Justiça e Cidadania

Edições Anteriores



A Revista Direito, Justiça e Cidadania é um meio de acesso à informação jurídica atualizada, uma vez que apresenta temáticas que versam sobre os direitos constitucionais do povo. Além de apresentar conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos durante o bacharelado do Curso de Direito da URI, campus Santiago. Observa-se que o debate sobre Direitos Humanos é relativamente recente no Brasil, bem como  a falta de conhecimento do próprio ordenamento jurídico é fato comum entre os brasileiros, conforme dados apresentados pela Fiocruz, ou seja, “cerca de 61% declaram conhecer pouca coisa, nada ou quase nada sobre os direitos humanos” (16/12/2022). De outro modo, o Curso de Direito  colabora para que o conhecimento jurídico esteja disponível a todos e todas, por meio dos artigos que compõem esta revista. Portanto, o acesso democrático à informação é direito constituído a cada um e a cada uma.  

Direito, Justiça e Cidadania são temáticas que pautam os artigos que compõem esta edição do ano de 2023, a qual propõe uma reflexão da importância de se debater e promover a criação e a pesquisa em diferentes campos de saberes, proporcionando assim ao leitor um enriquecimento no seu conhecimento. Desejamos a todos e a todas uma boa leitura.

Pesquisar é propor uma reflexão crítica comprometida com a transformação social, é permitir, por meio da articulação dos diferentes saberes, lograr êxito na árdua tarefa de buscar um novo referencial para o Direito na concretização da Justiça e da Cidadania. A partir desse viés que o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas com o Curso de Graduação em Direito, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santiago/RS, apresentamos a primeira publicação do ano de 2021, oportunizando um importante espaço de reflexão e socialização de pesquisas, nesse momento de ineditismo e incertezas pelo qual estamos passando. Registram-se agradecimentos aos autores, professores, avaliadores e demais envolvidos na construção desse número pelo trabalho realizado.

Nesta edição, a Revista Direito, Justiça e Cidadania inaugura a versão on line da Revista, que durante 13 volumes foi publicada de forma física, inspirando e, espalhando conhecimento. Agora no formato virtual pretende-se alcançar ainda mais estudantes, professores e pesquisadores na área do Direito e afins. Desejamos a todas e todos uma boa leitura!

Pesquisar é propor uma reflexão crítica comprometida com a transformação social, é permitir, por meio da articulação dos diferentes saberes, lograr êxito na árdua tarefa de buscar um novo referencial para o Direito na concretização da Justiça e da Cidadania. A partir desse viés que o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas com o Curso de Graduação em Direito, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santiago/RS, realizaram o I Seminário Direito, Justiça e Cidadania, oportunizando um importante espaço de reflexão e socialização de pesquisas. Desejamos a todos e a todas uma excelente leitura!

A edição atual (outubro de 2020) traz artigos científicos com as repercussões da COVID-19 nas diversas áreas jurídicas, sociais, econômicas e políticas. Desejamos uma excelente leitura!