Revista Direito, Justiça e Cidadania

Normas para Publicação

Instruções aos Autores

PROCESSO DE ANÁLISE DE MANUSCRITOS DA REVISTA DIREITO, JUSTIÇA E CIDADANIA

O processo de análise dos manuscritos funciona da seguinte forma:
(1) Triagem inicial e Pré-análise: O editor chefe da revista revisa o manuscrito para verificar a adequação às normas de publicação que constam no site e posteriormente encaminha aos editores assistentes. O manuscrito passará pelo crivo dos editores assistentes. Nesta etapa são analisados alguns requisitos, tais como atendimento ao escopo da revista, originalidade, solidez metodológica e discussão interdisciplinar. Nesta fase, há rejeição de trabalhos. A avaliação é feita sem a identificação dos autores.
(2) Designação: Caso os artigos sejam aprovados na etapa de pré-análise, serão encaminhados aos pareceristas que devem proceder com a revisão do artigo.
(3) Avaliação: Nesta última etapa, o manuscrito é avaliado por uma dupla de revisores em método duplo-cego, em alguns casos, segue para o desempate ou segunda rodada. É muito comum que os avaliadores sugiram uma série de adequações, novamente, quanto antes o autor providenciar as alterações, mais rápido é o processo de análise.
Se o artigo for aprovado na etapa 3, ele será aceito para a publicação em volume a ser agendado pela revista.

Regras de submissão:

Texto:
a) O texto deve apresentar: introdução, desenvolvimento (título em letra maiúscula e subtítulo com a primeira letra em maiúscula e o restante minúsculo) e conclusão. Os elementos utilizados na elaboração do texto, conforme as normas da ABNT (Ilustrações, Tabelas, Citações, Notas de rodapé, etc., conforme NBR 14724/2011)

Pós-texto:
a) Notas explicativas (conforme NBR 10520/2002).
b) Referências (conforme NBR 6023/2002).
c) Glossário (conforme NBR 14724/2011).
d) Apêndices (conforme NBR 14724/2011).
e) Anexos (conforme NBR 14724/2011).

Formatação:
a) Os trabalhos encaminhados à análise do Conselho Editorial da revista para publicação deverão ter entre 10 e 25 páginas, utilizando papel A4, fonte “Times New Roman”, tamanho 12 e com espaçamento 1,5 entre as linhas, para o texto normal, e, para citações diretas de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas, o tamanho da fonte passa a ser o 10, e o espaçamento, simples.
b) As páginas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2cm, e as citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo próprio com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas.
c) No textos, as citações devem, preferencialmente, ser indicadas pelo sistema de chamada autor-data (exemplo: LENZA, 2009, p. 230), admitindo-se notas de rodapé explicativas.
d) As referências bibliográficas devem vir em lista única ao final do trabalho, ordenadas pelo sistema alfabético, digitadas em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo.
e) As locuções em língua estrangeira e destaques deverão ser redigidos em itálico.
f) Todos os textos devem seguir as demais normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre citações e notas de rodapé, referências em documentos e outras especificidades.

Referências

a) Livro no todo:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito.19. ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 591.
b) Capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título em negrito. Local de publicação: Editora, data. Página inicial-final.
Exemplo (capítulo de livro sem autoria própria):
COELHO, Fabio Ulhoa. Condomínio. In: ______. Curso de direito civil.2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 4, cap. 46, p. 121-166.
Exemplo (capítulo de livro com autoria própria):
BARBOSA, Camilo de LelisColani Barbosa; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Compreendendo os novos limites à propriedade: uma análise do art. 1.228 do código civil brasileiro. In: FILOMENO, José Geraldo Brito; WAGNER JUNIOR, Luiz Guilherme da Costa; GONÇALVES, Renato Afonso (Coord.). O código civil e sua interdisciplinaridade: os reflexos do código civil nos demais ramos do direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. cap. 14, p. 603-621.
c) Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título da trabalho em negrito: subtítulo. Data de entrega. Quantidade de folhas. Tipo de trabalho (Grau) – Vinculação acadêmica, local (cidade) e data de apresentação ou defesa.
Exemplo:
ALBUQUERQUE, Maria Eulália Tomasi. O testemunho da violência perturbada: estupro em crianças e adolescentes. 2007. 147 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
d) Trabalho apresentado em evento:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local de realização. Título do documento que publicou o trabalho, geralmente “Anais”, “Caderno de resumos” em negrito. Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação dos anais. Página inicial e final.
Exemplo:
DINIZ, Márcio Augusto de Vasconcelos. Direitos fundamentais e retórica política. In: SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO, 4., 1995, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1995. p. 233-255.
e) Artigo de periódico (revista ou jornal) impresso e disponível na internet:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local de publicação (cidade), volume e/ou ano, número, página inicial-final, mês abreviado e ano de publicação.
Observação: Para artigo disponível na internet acrescentar o endereço eletrônico e data de acesso.
Exemplo (artigo de periódico - revista - impresso):
MELLO, Yuri Lopes de. Reserva legal: fundamento constitucional e políticas públicas.Revista de Direito Ambiental, São Paulo, ano 15, n. 60, p. 123-148, out./dez. 2010.
Exemplo (artigo de periódico - revista - disponível na internet):
MAZZA, Fábio Ferreira. Aspectos insconstitucionais do ressarcimento ao SUS. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, v. 38, n. 2, 2010. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2011.
Exemplo (legislação publicada em jornal - disponível na internet):
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e da outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em . Acesso em: 28 fev. 2011.
f) Documento disponível exclusivamente em meio eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR. Nome, Título do documento em negrito. Local de publicação (cidade): Editora ou produtora, data de publicação. Descrição física do meio eletrônico.

Apêndices e anexos: podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas: fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitas e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, nos locais onde devem ser intercaladas. Mencionar a fonte e referenciá-la no final do trabalho.

Sistema de submissão

Enviar o manuscrito para o e-mail: direitojusticaecidadaniauri@gmail.com