O formando Marcelo P. Chequim, do Curso de Ciência da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, foi aprovado no Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, reflexo de sua trajetória marcada pelo engajamento acadêmico, pela pesquisa científica e pela produção de conhecimento ainda na graduação.
A aprovação no mestrado representa a continuidade de um percurso construído ao longo da graduação, especialmente a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual o acadêmico passou a aprofundar estudos na área de tecnologia aplicada e inovação. Durante esse período, Marcelo também se destacou por sua participação em eventos científicos relevantes, com publicações no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e na Escola Regional de Engenharia de Software (ERES), implementando sua inserção precoce no meio acadêmico e científico.
O programa de mestrado escolhido dialoga diretamente com sua formação e interesses de pesquisa. A linha de Modelagem Matemática e Computacional possibilita a articulação entre teoria e aplicação, favorecendo abordagens interdisciplinares que ampliam a compreensão de sistemas complexos e soluções tecnológicas.
- O mestrado, com sua combinação de teoria e aplicação, me permitirá expandir o conhecimento em modelagem, computação e outras áreas interdisciplinares, o que sem dúvidas vai consolidar minha formação -, explica Marcelo.
O projeto de pesquisa que será desenvolvido no mestrado aborda a descentralização da identidade digital em cidades inteligentes, temática alinhada aos desafios contemporâneos da transformação digital e da segurança da informação. A proposta busca o desenvolvimento de um sistema autônomo e seguro de gestão de identidade, com foco na ampliação do controle e da privacidade dos cidadãos no ambiente urbano digital. O estudo conta, ainda, com parcerias internacionais, envolvendo a Universidade de Cambridge e o Instituto Alan Turing, o que amplia o alcance e a relevância da pesquisa.
Essa investigação é resultado de um processo formativo construído na URI, pautada pela formação crítica, investigativa e inovadora de seus estudantes. Além disso, a orientação da pesquisa, realizada ao longo da graduação, teve o acompanhamento da Profa. Me. Carla Castanho.
A trajetória de Marcelo é resultado de sua dedicação aos estudos, seu talento e foco que encontrou suporte em um ambiente universitário que estimula à pesquisa e a construção de oportunidades acadêmicas que ultrapassam a sala de aula.
A URI Santiago e o Curso de Ciência da Computação desejam sucesso nessa fase que se inicia e seguem à disposição para qualquer suporte ou projeto futuro.