Blog





Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam visita técnica à CCGL e propriedade rural

22/10/2025 20h53
Estudantes do 8º semestre conheceram tecnologias de produção e inspeção de lácteos, ovos, mel e derivados, além de sistemas inovadores de ordenha
...
Acadêmicos do 8º semestre de Medicina Veterinária realizaram visita técnica na CCGL e em propriedade da família Schmalz. / Crédito: Curso de Medicina Veterinária

Na última terça-feira (21), os acadêmicos do 8º semestre do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago participaram de uma visita técnica à Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), acompanhados pelos Professores Ma. Fernanda Bastos Rubim de Bitencourt e Dr. Olívio Bochi Brum. A atividade foi realizada no âmbito das disciplinas de Tecnologia, Inspeção e Higiene de Produtos Lácteos, Ovos, Mel e Derivados e Bovinocultura de Corte e Leite.

Reconhecida como a maior fábrica de lácteos da América Latina, a CCGL possui capacidade de processamento de aproximadamente 3 milhões de litros de leite por dia. Durante a visita, a equipe da cooperativa apresentou informações institucionais e o aplicativo SmartCoop, ferramenta desenvolvida para auxiliar produtores de leite e grãos na gestão de suas propriedades. Também foram abordados aspectos técnicos sobre a análise da qualidade do leite.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações industriais da cooperativa, onde são produzidos leite em pó, leite condensado, creme de leite e achocolatado, em uma estrutura moderna e totalmente automatizada, seguindo o lema “Leite de verdade”.

A visita se estendeu ao tambo experimental da CCGL, pioneiro no Brasil em ordenha robótica a pasto, no qual os animais recebem apenas suplementação de ração e silagem. No local, são realizados testes e avaliações de acordo com as demandas dos produtores.

No período da tarde, os acadêmicos visitaram a propriedade da família Schmalz, que possui 72 vacas em lactação em sistema confinado tipo compost barn, com produção média de 37 litros de leite por vaca/dia. A ordenha robotizada implantada há cerca de três anos e meio é monitorada pelo médico-veterinário Rodrigo Schmalz, responsável pelo manejo e assistência técnica da propriedade. Esta foi também a mesma propriedade visitada pela primeira turma de Medicina Veterinária, em parceria com a empresa Imacol, responsável pelo equipamento de ordenha robótica.

A atividade proporcionou aos estudantes uma experiência prática e aprofundada sobre tecnologias de produção, inspeção e manejo em bovinocultura de leite e corte, reforçando a formação técnica e científica dos futuros profissionais.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?