No dia 24 de outubro, os acadêmicos do oitavo semestre do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago participaram de uma visita técnica à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Mantenedouro São Braz, em Santa Maria. A atividade foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Zoonoses e Medicina de Animais Silvestres, sob orientação das Professoras Drª. Carla Weiblen e Drª. Monique Togni Martins.
Durante o turno da manhã, os estudantes visitaram os Laboratórios de Bacteriologia, Doenças Parasitárias e Virologia da UFSM, que mantêm uma parceria de cooperação com o Curso de Medicina Veterinária da URI Santiago. Na oportunidade, puderam acompanhar e participar de atividades laboratoriais práticas, como imunofluorescência direta para diagnóstico da raiva, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para identificação de diferentes patógenos — especialmente Giardia spp. —, cultivo celular para diagnóstico de agentes infecciosos, cultivo e identificação bacteriana e testes de suscetibilidade aos antimicrobianos, abordando também a questão da multirresistência bacteriana e seus impactos na saúde única.
A visita ao Laboratório de Doenças Parasitárias também proporcionou discussões sobre Toxoplasmose e Leishmaniose, além da demonstração prática da técnica de imunofluorescência indireta para diagnóstico dessas enfermidades.
No período da tarde, os acadêmicos e as docentes realizaram uma visita técnica ao Mantenedouro São Braz (Zoológico São Braz). A atividade foi conduzida pelos tratadores do local, que apresentaram a estrutura e compartilharam experiências sobre tráfico e maus-tratos de animais, bem-estar e manejo da fauna, extinção de espécies silvestres, além de práticas de alimentação e cuidados com animais da fauna nacional.
A vivência possibilitou aos futuros médicos-veterinários ampliar o olhar sobre os desafios e responsabilidades da profissão, fortalecendo o compromisso com a saúde única e o respeito à vida em todas as suas formas. A integração entre teoria e prática reafirma o papel da URI Santiago na formação de profissionais éticos, competentes e conscientes do impacto de sua atuação na sociedade e no meio ambiente.