A Professora Cisnara Pires Amaral, do Curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, teve seu artigo “Vivências na comunidade: alinhando currículo universitário e escolar” aprovado no Fórum Nacional de Extensão e ação Comunitária (FOREXT).
O trabalho foi desenvolvido em colaboração com as acadêmicas Sofia Kerpel Guerra, Gabriela Garcia da Rosa e Ana Laura dos Santos Corrêa, a partir de uma proposta interdisciplinar realizada na disciplina de Biologia Molecular, no 6º semestre do Curso.
A iniciativa consistiu em atividades educativas em parceria com alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI, com ênfase na relação entre genética e alimentação. As acadêmicas elaboraram materiais informativos que abordavam genes que podem ser ativados ou desativados com a alimentação, fomentando uma discussão sobre nutrição e promovendo encontros com a comunidade escolar para discutir nutrição, saúde e escolhas cotidianas.
O projeto buscou aproximar o conhecimento produzido na Universidade dos contextos escolares, com base em uma perspectiva formativa que reconhecesse a importância da troca entre saberes. O trabalho evidenciou, ainda, que experiências como essa favorecem o desenvolvimento de competências acadêmicas e sociais, ampliam a leitura crítica da realidade e fortalecem o papel público Acadêmico.
Segundo a Professora Cisnara:
- As atividades de extensão reforçam os conteúdos curriculares, promovem o protagonismo dos estudantes e são capazes de realizar a inserção da Universidade na comunidade, reforçando à tríade ensino, pesquisa e extensão -, destacou a Docente.
O artigo aprovado resulta de uma prática de ensino que combina consistência teórica, participação ativa dos envolvidos e atenção ao contexto local, aspectos que contribuem para a formação integral dos estudantes e qualificam os processos de ensino, cumprindo o papel social da universidade na produção de conhecimento academicamente sólido e socialmente aplicável.