Ação do CUC, na terça-feira (18) levou ao Câmpus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santiago, uma mensagem urgente de saúde pública: a necessidade de os homens priorizarem a prevenção ao câncer de próstata.
Dados recentes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), revelam que o país registrou 17.587 mortes decorrentes da doença apenas em 2024. Isso significa que, em média, 48 homens perdem a vida diariamente por causa desse câncer. Uma crescente de 21% na taxa de mortalidade na última década.
A proposta do CUC foi: informar e humanizar. Nas palavras de Iara Silveira, responsável pelo setor e organizadora da ação:
- Entendemos que também temos um papel importante dentro da comunidade acadêmica. Por isso, neste Novembro Azul, organizamos uma pequena ação de conscientização voltada aos setores administrativos. A entrega dos brindes simboliza nosso apoio à prevenção e ao cuidado com a saúde do homem, reforçando a importância do diagnóstico precoce. Nosso objetivo é lembrar que atitudes simples podem fazer diferença na vida de todos nós -, ressalta Iara Silveira.
A ação da Central Única de Cópias demonstra que a conscientização é um dever de todos. Ao levar essa discussão para o ambiente universitário, a atividade não apenas informa, mas também forma multiplicadores de uma cultura de saúde masculina mais responsável e proativa.