Blog





Chima PET: Evento de Adoção Consciente e Saúde Animal contou com o apoio da URI Santiago

18/11/2025 19h27
Ao todo 16 animais foram adotados através de protocolo de guarda responsável
...
Ao todos 16 animais foram adotados através de protocolo de guarda responsável

No último dia 09 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Santiago promoveu o evento  Chima Pet – Patas e Cuias 2025, um encontro dedicado aos princípios do amor, da responsabilidade e da solidariedade para com os animais. A mateada serviu como um importante espaço de integração entre a comunidade, o poder público e a Universidade, com o objetivo de incentivar a adoção responsável e disseminar conhecimento científico sobre o bem-estar animal.

 

Um dos principais pontos foi a Feira de Adoção, conduzida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que proporcionou não apenas o encontro de animais com famílias adotivas, mas também orientações especializadas sobre guarda responsável e os cuidados essenciais com os pets. O resultado foi considerado extremamente positivo: 16 animais, sendo 10 cães e 6 gatos foram inseridos em lares comprometidos com seu acolhimento, cuidado e qualidade de vida.

 

O evento, realizado no Ginásio Municipal de Esportes "Aureliano de Figueiredo Pinto" contou com um Bazar Pet, cuja receita foi integralmente revertida para causas animais, e com a presença de bancas de entidades do segmento. A confraternização e a cultura regional foram valorizadas por meio de uma Roda de Chimarrão Comunitária, com erva-mate fornecida pela Ervateira São Gabriel e o concurso "Meu Vira-Lata, Não Vira-Latas", um desfile que celebrou a singularidade e o vínculo afetivo dos cães sem raça definida (SRD).

 

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, fez-se presente como apoiadora e com uma prática do Curso de Medicina Veterinária. A acadêmica e bolsista, Juliana Belmonte, levou até o público uma ação de educação em saúde de grande relevância, contando com a participação das professoras Ma. Aline de Moura Jacques e Drª Carla Weiblen, além de acadêmicos e estagiários vinculados ao Centro de Práticas Veterinárias (CPV).

 

A futura médica veterinária realizou a distribuição de panfletos informativos e prestou esclarecimentos sobre a importância da testagem para retroviroses felinas, Leucemia Viral Felina (FeLV) e Imunodeficiência Viral Felina (FIV) e sobre a importância da adesão ao calendário vacinal para os felinos.

 

A atuação proativa da URI através de seus docentes e discentes no Chima PET deixa em evidência o envolvimento da instituição com o coletivo e em formar profissionais  conscientes de sua responsabilidade como agentes ativos no desenvolvimento de políticas públicas e ações comunitárias voltadas ao bem-estar animal e a transformação social.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?