No último dia 09 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Santiago promoveu o evento Chima Pet – Patas e Cuias 2025, um encontro dedicado aos princípios do amor, da responsabilidade e da solidariedade para com os animais. A mateada serviu como um importante espaço de integração entre a comunidade, o poder público e a Universidade, com o objetivo de incentivar a adoção responsável e disseminar conhecimento científico sobre o bem-estar animal.
Um dos principais pontos foi a Feira de Adoção, conduzida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que proporcionou não apenas o encontro de animais com famílias adotivas, mas também orientações especializadas sobre guarda responsável e os cuidados essenciais com os pets. O resultado foi considerado extremamente positivo: 16 animais, sendo 10 cães e 6 gatos foram inseridos em lares comprometidos com seu acolhimento, cuidado e qualidade de vida.
O evento, realizado no Ginásio Municipal de Esportes "Aureliano de Figueiredo Pinto" contou com um Bazar Pet, cuja receita foi integralmente revertida para causas animais, e com a presença de bancas de entidades do segmento. A confraternização e a cultura regional foram valorizadas por meio de uma Roda de Chimarrão Comunitária, com erva-mate fornecida pela Ervateira São Gabriel e o concurso "Meu Vira-Lata, Não Vira-Latas", um desfile que celebrou a singularidade e o vínculo afetivo dos cães sem raça definida (SRD).
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, fez-se presente como apoiadora e com uma prática do Curso de Medicina Veterinária. A acadêmica e bolsista, Juliana Belmonte, levou até o público uma ação de educação em saúde de grande relevância, contando com a participação das professoras Ma. Aline de Moura Jacques e Drª Carla Weiblen, além de acadêmicos e estagiários vinculados ao Centro de Práticas Veterinárias (CPV).
A futura médica veterinária realizou a distribuição de panfletos informativos e prestou esclarecimentos sobre a importância da testagem para retroviroses felinas, Leucemia Viral Felina (FeLV) e Imunodeficiência Viral Felina (FIV) e sobre a importância da adesão ao calendário vacinal para os felinos.
A atuação proativa da URI através de seus docentes e discentes no Chima PET deixa em evidência o envolvimento da instituição com o coletivo e em formar profissionais conscientes de sua responsabilidade como agentes ativos no desenvolvimento de políticas públicas e ações comunitárias voltadas ao bem-estar animal e a transformação social.