A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus Santiago anuncia a criação e implantação de seu Hub de Inovação, o URI Living Lab. A iniciativa é acompanhada por um marco histórico de gestão com a captação de R$ 5.673.004,84 em fomento externo, destinados à execução de 13 projetos de inovação tecnológica e social.
Os recursos, captados via Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), ratificam a capacidade técnica da universidade em articular ciência, tecnologia e demandas da sociedade civil.
Diferente de modelos tradicionais, o conceito de Living Lab pressupõe a inovação aberta e colaborativa. No Hub da URI, o foco é a cocriação com Inovação Tecnológica em seus projetos voltados à modernização de processos e novas ferramentas; Inovação Social, através de iniciativas que geram impacto direto na qualidade de vida da população, além da conexão com o mundo do trabalho, para que estudantes e pesquisadores transformem teses em soluções aplicáveis.
A aplicação desse montante é coordenada pelo Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, órgão que tem se mostrado fundamental na capilarização de recursos estaduais e federais para a região. Sob esta gestão, os 13 projetos aprovados garantem a manutenção de bolsas de pesquisa, aquisição de equipamentos de última geração e a sustentabilidade de ações que beneficiam desde o pequeno produtor até mulheres em situação de vulnerabilidade.
Para a Direção da URI Santiago, a implantação do Hub e a expressiva captação financeira colocam a Universidade não apenas como um centro de ensino, mas como uma indutora de progresso econômico. Ao atrair investimentos dessa magnitude, a instituição demonstra rigor na prestação de contas e alta competitividade acadêmica nos editais de fomento.