No dia 11 de setembro, no Laboratório de Práticas do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, (URI), Câmpus de Santiago aconteceu um encontro para falar de um tema muito importante: métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis.
Os alunos do 8º ano do Colégio Estadual Monsenhor Assis foram recebidos de um jeito simples e sem rodeios, com diálogo aberto sobre métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e o peso das escolhas individuais.
A atividade faz parte das ações propostas pelo Projeto de Extensão “Diálogos na Adolescência: Promoção da Saúde de Estudantes nas Escolas”, orientado pela Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Letícia Machado.
O projeto de extensão conta a participação da acadêmica do 10º semestre do Curso de Enfermagem, Cecília Pinheiro Cortez, que destaca a importância de conversas como estas com adolescentes:
- Durante as atividades de educação em saúde, tenho a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa, levando informações e acolhimento aos adolescentes. Essa atividade, que aproxima a universidade da comunidade, fortalece meu compromisso com uma atuação profissional mais humana e transformadora, - explica Cecília.
E para os alunos nada de aula engessada, o encontro apostou na escuta e na linguagem próxima dos adolescentes, criando um espaço seguro para dúvidas e reflexões que, às vezes, não encontram tempo no cotidiano escolar.
A Profa. Letícia define o propósito da ação:
- Trabalhar com educação em saúde é uma das atividades que o enfermeiro realiza, e é a partir dela que podemos promover saúde. Aproximar a educação em saúde dos adolescentes, além de ser um trabalho em saúde, é uma ação em prol de uma sociedade melhor e mais saudável, pois aumentamos as possibilidades de futuramente termos adultos menos adoecidos, - disse Letícia.
As ações extensionistas vão além da simples transmissão de informações, elas cultivam formação cidadã, fortalecem o vínculo entre universidade e comunidade e impulsionam o desenvolvimento social, cultural e econômico do território em que estão inseridas.
Nessa perspectiva, a URI Santiago, por meio do Curso de Enfermagem, demonstra que educar em saúde é também um gesto de confiança, ao oferecer aos adolescentes não apenas conhecimento técnico, mas as ferramentas necessárias para cuidar da própria saúde e projetar um futuro mais consciente e responsável.