A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, por meio do Curso de Enfermagem, evidencia sua atuação como espaço formativo comprometido com a produção crítica do conhecimento e com a formação de profissionais capazes de dialogar com os desafios contemporâneos da saúde. Esse percurso formativo se expressa na aprovação do egresso Marcos Vinícius Nunes Paludett no Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa “Cuidado e Educação em Enfermagem”, sob orientação da Profa. Dra. Daiana Foggiato de Siqueira da referida instituição.
A trajetória acadêmica do egresso foi pautada pela concepção de educação que ultrapassa a transmissão de conteúdos, aproximando-se de uma formação crítica, ética e socialmente implicada. Nessa perspectiva, a URI tem promovido uma formação alinhada à educação como prática de liberdade, estimulando o pensamento reflexivo, a problematização da realidade e o compromisso com a transformação social por meio do conhecimento científico.
No âmbito do doutorado, Marcos explica que desenvolverá uma pesquisa com rigor metodológico e relevância clínica. Segundo o egresso, o percurso na nova caminhada está diretamente relacionado à qualificação científica e à produção de evidências que possam impactar a prática profissional.
- Minhas expectativas em relação ao doutorado estão relacionadas ao desenvolvimento de uma pesquisa com rigor metodológico e relevância clínica. Tenho como objetivo a realização de um ensaio clínico randomizado que avalie a efetividade da terapia assistida com animais em desfechos clínicos de pacientes em internação psiquiátrica no Hospital Universitário -, afirma Marcos.
Ao longo da formação, Marcos pretende aprofundar seus conhecimentos em metodologia científica, com ênfase no desenho e condução de ensaios clínicos, análise estatística e avaliação de desfechos em saúde, elementos centrais para a consolidação de uma prática profissional fundamentada em evidências e comprometida com a ética do cuidado.
- Espero que o doutorado me permita consolidar minha formação como enfermeiro pesquisador, fortalecendo minha capacidade de produzir conhecimento de impacto, atuar de forma ética e contribuir para o avanço da saúde mental e das práticas terapêuticas inovadoras -, destaca o egresso.
A aprovação do egresso no doutorado destaca o seu comprometimento e dedicação ao longo da graduação, e expressa a potência formativa da URI enquanto instituição que compreende a educação superior como espaço de diálogo, produção de conhecimento socialmente referenciado e formação de sujeitos capazes de intervir criticamente na realidade, articulando ciência, ética e inovação.
A URI Santiago deseja sucesso nessa nova fase que inicia.