Nos dias 26 e 27 de abril, o destino dos acadêmicos do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago foi Curitiba, no Paraná. O Curso esteve participando do VI Congresso Internacional de Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil, realizado pelo Centro Educacional Novas Abordagens em Saúde Mental (CENAT).
Com o objetivo de promover um espaço de discussão e debate sobre a saúde mental infantojuvenil, o Congresso reuniu diversos profissionais da área e estudantes. Diante disso, cinco trabalhos produzidos por acadêmicos e Professores do Curso de Psicologia da URI Câmpus de Santiago foram aprovados para apresentação, em formato de roda de conversa e publicação em anais.
A realização do Congresso baseia-se nas últimas estimativas disponíveis pela UNICEF (2021), onde calcula-se que, globalmente, mais de um em cada sete meninos e meninas com idade entre 10 e 19 anos viva com algum sofrimento psíquico diagnosticado. Sendo quase 46 mil adolescentes viítimas por suicídio a cada ano, tornando uma das cinco principais causas de morte nessa faixa etária.
Um grande avanço nas políticas públicas em saúde mental infantojuvenil foi a criação dos CAPSij (Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis), que constituem uma ação-chave para alavancar a montagem do cuidado da rede pública para crianças e adolescentes.
A idealização do Congresso advém de articulações entre o CENAT (Centro Educacional de Novas Abordagens Terapêuticas) com gestores, profissionais, estudantes e professores das áreas da saúde mental, saúde, educação, assistência social, setor judiciário, International Mental Health Collaboration Network (IMHCN), organizações sociais, experts por experiências/vivências e familiares.
Nestes dois dias de evento, os participantes foram oportunizados de um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo boas práticas em Saúde Mental Infantojuvenil, com enfoque nessa população que vivencia o sofrimento psíquico.
Confira os trabalhos produzidos pelo Curso de Psicologia da URI:
NOVAS ABORDAGENS ATRAVÉS DA FANTASIA: REVISANDO A LITERATURA PARA PENSAR OS ROLE-PLAYING GAMES ENQUANTO RECURSO PSICOTERAPÊUTICO COM ADOLESCENTES.
Autores:
Laura Cadaval da Rosa
João Vitor Escobar Martini
Milene Wojahn Nicola
Pâmela Lago da Rosa
Camilla Baldicera Biazús
CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADE DE ADOLESCENTES NA CONTEMPORANEIDADE: PROPONDO INTERVENÇÕES.
Autores:
Milene Wojahn Nicola
Daniele de Oliveira de Lima
Laura Cadaval da Rosa
Camilla Baldicera Biazús
O ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES LGBTQIAPN+ E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS
Autores:
Laisa Mello Oliveira
Manoela Palmeiro Dornelles
ALTERNATIVAS À MEDICALIZAÇÃO INFANTO JUVENIL: O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E PAPEL DA ESCOLA
Autores:
Ana Gabriela Dapieve Fortes
Ana Paula Thones
A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA CLÍNICA INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Bárbara Machado Correia
Ana Paula Thomes
Peça teatral foi premiada no Festival Internacional Uruguaianense de Teatro Cena Livre
Iniciativa dos acadêmicos e o compromisso da instituição, alinhando formação acadêmica e engajamento ético
As atividades fazem parte da 2º Luta Antimanicomial do PI I do curso de Psicologia da URI
Atividades reúnem estudantes, usuários dos serviços de saúde mental, profissionais da área e comunidade
Noite repleta de emoções formou nove novos Psicólogos
Manoela Palmeiro Dornelles irá colar grau neste sábado (11)
Projetos desenvolvidos pelos acadêmicos foram destaque no evento acadêmico
Acadêmicos tiveram a oportunidade de se aprofundar nas referências técnicas
Evento faz parte das atividades da Semana Acadêmica do Curso
Comemoração reuniu estudantes, docentes, egressos e profissionais da área