Blog





Docente da URI Santiago participa da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres e garante representação na etapa nacional

18/09/2025 16h39
Representantes locais participaram ativamente da Conferência Estadual
...
Na foto a Ministra das Mulheres, Márcia Lópes, com representantes de todo o Estado, durante a inauguração do Banco Vermelho do CEDMRS. Crédito Imagem./ Divulgação.

Rosangela Montagner, docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus Santiago,  esteve presente na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Miguelina Vecchio, realizada de 12 a 14 de setembro de 2025, no Hotel Ritter, em Porto Alegre. O evento reuniu delegadas de todo o Rio Grande do Sul para definir propostas prioritárias e eleger as representantes que irão participar da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília, conforme a Portaria nº 132/2024 do Ministério das Mulheres.

 

O tema da conferência estadual foi “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, e contou com a presença da ministra Márcia Lopes, que destacou os índices alarmantes de violência contra as mulheres no estado. 

 

Conforme informações do Ministério das Mulheres:

 

   - O Rio Grande do Sul é o sétimo em feminicídios e o sexto em casos de estupro, com mais de 2,2 mil registros só em 2025. Nós não podemos admitir isso. Temos que dar visibilidade a esses dados, porque esta conferência também prepara o próximo Plano Estadual de Política para as Mulheres, - afirmou a ministra.

 

Ela lembrou ainda que, após mobilização da sociedade civil, o estado contará com uma Secretaria de Políticas para as Mulheres. 

 

 - Temos uma lei estadual que será sancionada nos próximos dias, criando a Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, com uma mulher à frente dessa estrutura. Isso é fundamental para avançar”, ressaltou.

 

A delegação de Santiago contou com as seguintes representantes: Alessandra Fátima de Souza, Cristieli Lanes Garcez, Daiane Brasil Cantoni, Elisandra Oliveira Lima, Lisione Pivoto, Nara Andrea Marques de Souza, Rosangela Montagner, Tierle Polga Canterle e Zeli de Fátima Erbice. Além delas, Josieli Miorim, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS, também participou da organização do evento. 

 

Santiago terá duas representantes na Conferência Nacional, uma delegada que conquistou a vaga na Conferência Livre e outra através do Conselho Estadual.

 

- A realização da Conferência Estadual foi de extrema importância por vários aspectos, primeiro por homenagear Miguelina Vecchio, mulher que sempre lutou por todos os nossos direitos, além de que não tínhamos uma conferência a dez anos e, principalmente, porque estamos testemunhando um momento de grande violência contra nós, com aumento vertiginoso de feminicídios, necessitando de políticas públicas, - destacou a Profa. Rosangela.

 

A participação das representantes do município e da Profa. Rosângela da  URI evidencia o compromisso institucional e acadêmico com a promoção da igualdade de gênero e a efetivação dos direitos das mulheres, em consonância com as diretrizes nacionais e internacionais de proteção às mulheres.

 

Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?