Na tarde desta quarta-feira (21), a Direção Acadêmica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, reuniu-se com a Comissão Local do ENADE no gabinete da Direção. O objetivo foi planejar as ações institucionais diante das mudanças estabelecidas para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2025.
O encontro teve como base o Ofício-Circular nº 1693878/2025, emitido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que apresenta novos aprimoramentos e ajustes operacionais no exame.
Segundo o Diretor Acadêmico, Professor Izaque Ribeiro, a reunião foi estratégica para alinhar as equipes envolvidas:
- As normativas já divulgadas indicam mudanças significativas, não apenas na aplicação da prova, mas também em etapas anteriores e posteriores ao exame. Estamos nos antecipando às exigências e aguardando as próximas instruções, que devem ser publicadas em breve -, destacou o Diretor Acadêmico.
Entre os principais destaques do ofício, estão a integração do ENADE com novos exames: O ENADE 2025 estará articulado com a Prova Nacional Docente (PND) e com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), ambos instituídos em 2025. Isso permitirá que estudantes concluintes usem seus boletins de desempenho para processos seletivos como concursos para educação básica (PND) e programas de residência médica (Enare).
O documento prevê criação de novos editais específicos, com datas já previstas para aplicação, novos critérios de habilitação, baseados na integralização da carga horária até agosto de 2025, o que exigirá atenção redobrada das instituições, além de revisão de procedimentos e adaptações operacionais: o ofício também antecipa que o INEP publicará novos documentos normativos, incluindo portarias e editais com cronogramas e orientações para as IES, visando garantir uma implementação eficiente das mudanças.
Durante a reunião, estiveram presentes representantes dos setores diretamente envolvidos na organização do ENADE no campus, como a Secretaria Acadêmica, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o setor de Censo Educacional e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAEP).
Como ação prática, foi deliberado o agendamento de uma oficina formativa, voltada aos coordenadores e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos que participarão da avaliação em 2025.
- Já foi feito um planejamento para uma oficina que vai ser ofertada semana que vem aqui no campus para coordenadores e para NDEs dos cursos, visando já trabalhar continuamente as novas diretrizes para o ENADE e fazer o planejamento conjunto também com os cursos que vão ter avaliação esse ano -, explicou o Prof. Izaque.
O encontro realizado nesta data reitera o empenho da URI Santiago em cumprir com responsabilidade os processos de avaliação externa, assegurando estrita observância às normativas do INEP e mantendo-se alinhada com as exigências regulatórias, destacando a participação efetiva de docentes, discentes e técnicos.
Ação integrou a campanha Janeiro Branco e reuniu professores, técnicos, bolsistas e estagiários do Câmpus e da Escola
Recurso advém de emendas parlamentares em parceria com a Prefeitura Municipal de Santiago
Reunião no gabinete da Direção-Geral reforça a URI como parceira estratégica para o desenvolvimento de ações no município
Nova oportunidade para ingressar em um dos 13 Cursos de graduação presencial da Instituição
Instituição estará em recesso de 17 de dezembro a 4 de janeiro, com retorno das atividades no dia 5, em horário especial
Iniciativa foi aprovada pelo Programa TechFuturo e apresenta soluções sustentáveis para a geração de energia renovável no Vale do Jaguari
Acordo garante a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional e empreendedorismo no município
Iniciativa voltada à promoção da diversidade, equidade e inclusão de pessoas idosas foi avaliada com 99 pontos
Professora da URI Santiago, Rosângela Montagner, toma posse como conselheira titular em cerimônia no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre
Iniciativa foi escolhida entre projetos gaúchos concluídos entre 2020 e 2025 e financiados por editais públicos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia