Durante a tarde do dia 21 de outubro, o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJUR), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, realizou o 1º Dia das Crianças Solidário. O evento teve como iniciativa promover para a comunidade assistida pelo escritório, uma atividade lúdica e em comemoração ao dia das crianças.
Organizado pela coordenadora do EPJUR, Professora Lidiane Locateli Barbosa, o evento contou com o apoio da Assessora Jurídica Nathalia de Carvalho Minozzo, da Técnica Administrativa Amanda do Carmo Campos, da Profª Michele Noal Beltrão e da Profª Bárbara Alves Saikoski. O evento teve ainda parceria com a Comissão da Criança e do Adolescente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Santiago.
Além disso, esteve presente também a Direção do Câmpus, o Núcleo de Apoio Educacional Psicopedagógico (NAEP), a Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Subseção da OAB Santiago, Angelita Machado, e dos membros Mayara Camargo, Sérgio Antunes e Marcelo Palmeiro, bem como a Presidente da OAB, Alyne Gioda Noronha.
- As crianças são os nossos bens mais preciosos, e poder proporcionar o sorriso que vimos nesse dia, é lindo e muito gratificante. Faltava uma iniciativa desse porte para trazer a sociedade que mais precisa pra dentro da universidade. Espero que daqui uns anos essas mesmas crianças retornem como alunos da URI – relatou Amanda Campos, Acadêmica do 10º Semestre de Direito Noturno e Técnica Administrativa do EPJUR.
A organização contou com a participação dos(as) acadêmicos(as) e estagiários(as) do 8º e 10º semestre do Curso de Direito, acadêmicos(as) do Curso de Medicina Veterinária com a exposição de pequenos animais, bem como, com a presença dos Técnicos Administrativos, Danilo e Leandro que realizaram passeios de bicicletas guiados, com as crianças no Câmpus.
A ação foi de extrema importância para os participantes, que além de serem oportunizados com um momento de diversão e descontração, foram agraciados com a entrega de brinquedos, guloseimas e a interação das crianças assistidas, com brinquedos infláveis, espaços decorativos e entrega de lanches.
- Agradeço pelo presente e pelos doces, pois não tinha recebido e não consegui comprar nada de dia das crianças -, relata uma mãe assistida pelo EPJUR.
Já outros aproveitaram para conhecer um pouco mais a Universidade e tudo que ela oferece, como foi o caso de uma mãe também assistida pelo EPJUR.
- A minha filha amou tudo, ficou encantada com a Barbie e com a Universidade, quando crescer quer estudar aí -, afirma a mãe.
Toda a arrecadação para a realização da festa foi realizada por doações da própria comunidade acadêmica bem como com a realização de Brechós ocorridos ao longo do semestre.
- Ações como essa, nos permitem visualizar o espaço acadêmico, em especial o EPJUR, como um espaço de acolhimento da comunidade carente, aproximando-os do espaço e demonstrando que não é apenas uma prestação de serviços jurídicos, mas um ambiente de compreensão e receptividade, que busca impactar a comunidade –, conclui Rogger Salomão, acadêmico do 10º Semestre de Direito Noturno.