Na sexta-feira (24), a Escola de Educação Básica da URI, em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde e Meio Ambiente (LiASM), realizou o 1º Seminário sobre Câncer de Mama, atividade voltada à educação para a saúde e à conscientização precoce sobre a importância da prevenção.
O evento foi desenvolvido na disciplina de Núcleo de Estudos, sob a coordenação da Professora Cisnara Amaral, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta envolveu pesquisa, produção científica e diálogo com profissionais da área da saúde.
Inicialmente, os estudantes realizaram um levantamento em bases científicas sobre os temas: câncer e nutrição; câncer e atividade física; câncer e genética; câncer em mulheres jovens; câncer em homens; e diagnóstico e prevenção. A partir dos estudos, foram elaboradas apresentações temáticas, que serviram de ponto de partida para uma rodada de discussões com os convidados.
Entre os presentes estiveram a Secretária de Saúde Silvana de Oliveira, a vereadora e enfermeira Alexandra Terra, a Professora e enfermeira Letícia Machado, Coordenadora do curso de Enfermagem da URI, a Professora Lúciola Borba, do Curso de Biomedicina, os médicos Luciene Nonnemacher Duarte, Ellen de Freitas Medeiros, Cristiano Weber da Silva, além da enfermeira Giseli Kolinski Ribeiro e do Coletivo Ellas. O evento também contou com a presença de familiares dos alunos, que acompanharam e prestigiaram a atividade.
A LiASM foi responsável pela recepção dos convidados, enquanto o projeto Olhar Adolescente colaborou com a doação de sabonetes personalizados com o símbolo do câncer de mama. A iniciativa também contou com o apoio da equipe diretiva da Escola da URI e da artista plástica e Professora Adriana Madrid, que orientou os alunos na confecção e pintura de eco-bags entregues como forma de agradecimento aos participantes.
Durante a dinâmica, os estudantes apresentaram os tópicos pesquisados e conduziram discussões mediadas por profissionais, que compartilharam relatos, experiências e perspectivas sobre o tema. O diálogo intergeracional foi um dos pontos altos da ação, reunindo adolescentes, pais, mães e avós em torno da importância do autocuidado e da prevenção.
O seminário evidenciou o potencial pedagógico da pesquisa e da interdisciplinaridade como instrumentos de formação cidadã, premissa da URI. Mais do que disseminar informações sobre o câncer de mama, a atividade proporcionou um espaço de reflexão e diálogo.