Os estudantes da Escola de Educação Básica da URI Santiago participaram, na sexta-feira (31), da 7ª Jornada Acadêmica Integrada Jovem (JAI Jovem), realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento reuniu 290 trabalhos de 44 escolas da região, em uma grande celebração da iniciação científica e da produção de conhecimento entre jovens pesquisadores.
A Escola da URI esteve presente com seis trabalhos, acompanhados da Professora Cisnara Pires Amaral e da coordenadora do Ensino Médio, Professora Ana Clara Rebelo Flores.
Além de marcar presença no evento, os estudantes trouxeram para casa um importante reconhecimento: o trabalho “A importância da comunicação para desenvolver conceitos relacionados à saúde” recebeu o prêmio Destaque Jovem Extensionista, no eixo Comunicação. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Ana Laura Dalenogare Perufo, Lorenzo Nadalon Amarante e Otávio da Costa Floriano, com orientação da Profa. Cisnara Amaral.
Os demais trabalhos apresentados foram:
“Conceitos de genética, ENEM e aprendizagem” – Cauã Severino Posso, Maria Eduarda Machado Lançanova e Rafaella Gorski Freitas (Orientadora: Profa. Cisnara Amaral);
“Tadalafila e jovens: a importância da educação sexual nas escolas” – Maria Eduarda Sandri dos Santos, Pablo Scolari Bueno e Pedro Noronha Rosado (Orientadora: Profa. Cisnara Amaral);
“A luta feminina pelos direitos trabalhistas no Rio Grande do Sul nos primeiros anos da República e na Era Vargas” – Elloyze Malavolta Brasil (Orientadora: Profa. Gabrielle Oliveira);
“A menopausa e a perda de colágeno” – Beatriz Rebelo Flores, Emanuelle Cogo Carvalho e Estela Fernandes Azzolin (Orientadora: Profa. Cisnara Amaral);
“A arte conectando saberes” – Betina Machado Ferrari, Lívia Bertoncelli Peixoto e Rafaela Nascimento Gonsalves dos Santos (Orientadora: Profa. Cisnara Amaral).
De acordo com a Professora Cisnara Amaral, a participação na JAI Jovem representa um momento significativo de aprendizado e valorização da pesquisa na formação dos alunos.
- A iniciação científica que inicia no Ensino Médio torna o aprendizado real, produz engajamento e extensão na comunidade. Dá sentido ao ensino abstrato, pois torna-se um desafio para o discente. O aprendizado se torna significativo e voltado para a realidade do escolar -, destaca a Profa. Cisnara.
A JAI Jovem é uma ação de extensão da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, que tem como propósito aproximar a Universidade das escolas e estimular o interesse dos estudantes pelo método científico e pelas práticas de inovação, ensino e extensão.
A Escola da URI celebra a conquista e reforça o compromisso com uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula, promovendo experiências que despertam o protagonismo e o potencial de transformação de seus alunos.