No último sábado, 1º de novembro, aconteceu na Praça Moisés Viana a II Feira Empreendedora do Projeto Olhar Adolescente. O evento teve início às 9h e reuniu dezenas de jovens empreendedores da cidade. A proposta visa desenvolver o empreendedorismo entre adolescentes, oferecendo um espaço de experimentação prática, aprendizado e convivência comunitária.
O Projeto é financiado pelo FUMDICA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e executado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago. Voltada para adolescentes de 12 a 18 anos, a Feira teve como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades como autonomia, criatividade, gestão e atendimento ao público. Pais, responsáveis e a comunidade em geral foram convidados a prestigiar o evento e apoiar os jovens que vêm transformando ideias em oportunidades reais.
Nesta edição, 36 expositores participaram da Feira, entre adolescentes e familiares, apresentando uma grande variedade de produtos doces, salgados, velas e sabonetes artesanais, cucas, bolos, cones trufados, alfajores, peças de artesanato, quadros pintados a óleo e pesinhos de porta, entre outros. Além das exposições, o público pôde acompanhar a apresentação do grupo Dona Lenir e os Guris e participar do Canto Livre na Praça, um espaço aberto para quem quisesse cantar ou tocar.
De acordo com a equipe do Projeto Olhar Adolescente, a Feira representa muito mais do que uma ação comercial:
- Para nós, foi mais uma experiência incrível, onde fortalecemos vínculos com adolescentes, familiares e a comunidade em geral. Fomentar o empreendedorismo é uma maneira de incentivar o protagonismo juvenil, criando espaços seguros e protegidos para experiências compartilhadas, nas quais o apoio dos adultos é fundamental. Muito mais do que resultados financeiros, são vivências de extrema valia para este processo de transição à vida adulta. A todos que participaram, nosso agradecimento, - explicou a equipe.
O Projeto Olhar Adolescente que é executado pela URI Santiago, instituição comunitária comprometida com as demandas da região, articula-se com a Prefeitura Municipal, e busca ampliar o diálogo entre escola, família e sociedade, promovendo ações que estimulem o desenvolvimento integral dos jovens.
Com a colaboração de todos os envolvidos e criatividade e comprometimento dos jovens, a II Feira Empreendedora deixou evidente a importância da promoção de espaços educativos e de crescimento pessoal para a juventude, aproximando diferentes gerações em uma experiência de aprendizado coletivo.