A Liga Acadêmica de Saúde e Meio Ambiente (LiASM), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, teve três trabalhos aprovados para apresentação na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), evento científico de referência promovido pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão, de Graduação e de Inovação e Empreendedorismo.
As produções refletem o comprometimento da instituição com a promoção da cultura científica entre os estudantes de graduação, a partir de investigações que associam práticas de extensão, análise crítica e contribuição social.
O trabalho “A atividade física como subsídio mental dos jovens estudantes”, de Vitor Bilo da Jornada, sob orientação da professora Cisnara Amaral, analisa a relação entre a prática regular de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental de jovens em formação. A pesquisa busca compreender de que modo o movimento corporal pode atuar como fator de equilíbrio emocional e de melhoria da qualidade de vida no ambiente acadêmico.
Com o estudo “Liga Acadêmica como ferramenta estratégica de divulgação e valorização da Fonoaudiologia”, o acadêmico Lucas Branco Santos, orientado por Cisnara Amaral e coorientado por Janice Mainardi Kaminski, em parceria com as coautoras Luise Manzoni Padilha, Emily Rosa Polga e Mariana Ribeiro Caetano da Silva, apresentou o trabalho que destaca potencial pedagógico dessas organizações na consolidação da identidade profissional e valorização do profissional da área.
O projeto “DNA do Crime: perícia, investigação criminal e protagonismo juvenil”, foi desenvolvido por Lorrana Portela Ferrando, sob orientação de Cisnara Amaral e coorientação de Guilherme Milan Antunes, com a colaboração de Douglas Baccin Pinto e Ana Laura Ceolin.
Já o trabalho aprovado no Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (FOREXT) denominado ‘Aprendizado em teia: protagonismo estudantil “ refere-se a atividade de extensão “DNA do crime” e tem como autores Cisnara Pires Amaral, Guilherme Milan Antunes, Kailany Vargas de Souza, Rudolf Genro Gessinger e Michel Pimentel Lopes.
A presença da URI em eventos científicos de abrangência nacional e regional representa a consolidação de um ambiente acadêmico que valoriza a produção intelectual desde os primeiros anos da formação superior. A iniciação científica, articulada à extensão, configura-se como um espaço de investigação e experimentação que potencializa a autonomia discente e o desenvolvimento de competências analíticas.