O 2º Seminário Internacional em Ensino de Ciências e Matemática, promovido pela Universidade Franciscana (UFN), reuniu pesquisadores com o objetivo de discutir as inovações pedagógicas e os desafios das políticas educacionais contemporâneas. Entre os trabalhos apresentados, destacou-se a contribuição do Professor Rafael Piovesan Pistoia, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática ênfase em educação STEM pela UFN e docente da Escola da URI Santiago, com a participação das pesquisadoras Mariana Zancan Tonel e Solange Binotto Fagan.
O estudo intitulado Matriz SWOT: Percepções Docentes dos Itinerários Formativos no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática integra as discussões atuais sobre a implementação dos Itinerários Formativos no Ensino Médio, previstos na BNCC e regulados por documentos normativos como a LDB, as DCNEM, os PCN, a RCGEM e a nova resolução publicada em maio de 2025.
O estudo deriva da tese de doutorado defendida em 2024 pelo Professor Rafael, e utiliza a Matriz SWOT como ferramenta metodológica para analisar percepções docentes a respeito da formação e das práticas pedagógicas no ensino de Física, Química, Biologia e Matemática.
Os resultados evidenciam, de um lado, as dificuldades de adaptação às novas diretrizes educacionais e, de outro, o potencial das estratégias interdisciplinares para fomentar a curiosidade científica, a resolução de problemas e a articulação entre conhecimento acadêmico e demandas tecnológicas contemporâneas.
Nas palavras do Professor:
- A análise da matriz SWOT traz novos indicativos de estratégias de ensino com intuito de despertar a curiosidade e interesse do educando, vinculando fortemente as estratégias de ensino para o século 21. A aproximação da vivência diárias, suas aplicações o conhecimento científico e demandas tecnológicas contemporâneas que permitam a resolução de problemas na qualidade de vida, potencializam a educação brasileira -, destacou Prof. Rafael.
A URI Santiago parabeniza o Professor Rafael pela participação no evento, seu protagonismo e dedicação refletem na excelência da Escola de Educação Básica da URI, sempre em busca de um espaço de produção e difusão de conhecimento, conectada com os debates internacionais sobre inovação pedagógica, políticas curriculares e a formação docente no século XXI.