A Professora Caroline Martins Pavanelo, egressa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago e atual coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Escola da URI, apresentou, no dia 27 de novembro, seu trabalho aprovado no XI Congresso Internacional e V Congresso Nacional de Investigação em Direito Educativo (CICNIDE – Brasil 2025). O evento ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro, em formato híbrido, com sede em Foz do Iguaçu (PR).
Caroline participou de forma online, representando a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/URI), além do Grupo de Pesquisa em Therapeutic Jurisprudence. A docente integra o Eixo 7: Direito Educativo e Políticas Públicas do congresso.
O trabalho apresentado, intitulado “Direito educativo, ciclo de políticas e Therapeutic Jurisprudence: interrelações no cenário das políticas públicas educacionais”, foi desenvolvido em coautoria com o prof. Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer e marca a conclusão da pesquisa finalizada em setembro deste ano.
Segundo a egressa, o CICNIDE tem ampliado debates fundamentais no campo educacional.
- O Direito Educativo vem buscando seu espaço de investigação, assim como as políticas públicas, pela relevância de seus pressupostos. Além de nortear e sistematizar normas jurídicas, ele propõe um olhar sensível e humano sobre a lei -, destacou a Profa. Caroline.
A professora ressalta que o evento, organizado pelo PPGEDU da URI de Frederico Westphalen em parceria com instituições comunitárias, tem o propósito de promover discussões qualificadas e contextualizadas.
- As discussões visam qualificar os debates para um agir coletivo, assertivo e responsável em cada contexto, sempre com foco na coletividade. Diminuir desigualdades e ampliar o olhar para a diversidade integra esse compromisso conectado aos direitos humanos -, afirmou.
Caroline também relembrou sua trajetória no congresso.
- Ano passado apresentei a pesquisa em andamento. Agora tive a felicidade de compartilhar os achados da investigação concluída, na qual discutimos o ciclo de políticas públicas e a Therapeutic Jurisprudence, dialogando com o direito educativo -, concluiu a egressa.
A participação reforça o compromisso da URI com a formação continuada, a produção acadêmica e a promoção da educação em direitos humanos, consolidando a atuação da instituição em espaços nacionais e internacionais de pesquisa.