O Vale do Jaguari passa a contar, a partir deste mês de janeiro, com a execução de dois importantes projetos de Empreendedorismo e Capacitação, que serão executados pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago. As iniciativas integram o projeto Desenvolvendo Vale do Jaguari e irão contemplar os nove municípios que compõem a região.
A ação é uma realização da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, em parceria com a URI Santiago, o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari e o Corede Vale do Jaguari. Os projetos foram eleitos e aprovados por meio da Consulta Popular de 2021 e 2023, permanecendo em fase de tramitação até que, recentemente, avançaram para a etapa de execução.
Segundo o Corede Vale do Jaguari, a retomada dos encaminhamentos foi possível graças a uma articulação institucional que garantiu o alinhamento entre os parceiros envolvidos, viabilizando o início da implantação ainda neste período. As atividades iniciaram em dezembro, e a execução completa dos projetos prevista a partir deste mês de janeiro.
Os Cursos oferecidos serão gratuitos e destinados às comunidades dos municípios do Vale do Jaguari, com foco na qualificação profissional e no estímulo à geração de renda, inovação e fortalecimento dos negócios locais.
A implementação do projeto Desenvolvendo Vale do Jaguari representa a retomada da educação profissional na região, aliada à oferta de ações estruturadas de assessoria e consultoria voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. A proposta é integrada e articula dois grandes projetos institucionais da URI, desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Profissional, do SINE e da FGTAS, além do Corede Vale do Jaguari e dos nove municípios participantes.
A previsão é de que nos próximos dias, o Corede Vale do Jaguari e a URI Santiago, alinhem juntamente com os gestores municipais as parcerias, definição de cronogramas e organização e implementação das ações em cada cidade, visando garantir que os projetos atendam às demandas locais e promovam impacto efetivo no desenvolvimento regional.