Na noite da última quinta-feira (29), integrando a programação da XXIII Semana Acadêmica do Curso de Direito e a V Semana do Ministério Público, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, recebeu a deputada estadual e Delegada Nadine Anflor para ministrar uma palestra com o tema “Violência contra a Mulher”, reunindo docentes, acadêmicos, autoridades públicas e representantes da comunidade local. A atividade proporcionou um espaço de reflexão qualificada sobre um tema de extrema relevância social e jurídica.
A visita da parlamentar constituiu-se também como oportunidade estratégica para a entrega de um anteprojeto institucional elaborado pela URI Santiago, cujo objetivo é viabilizar apoio técnico e recursos financeiros para a implementação de ações voltadas ao acolhimento e à assistência integral de mulheres em situação de violência na região do Vale do Jaguari.
A proposta está sendo desenvolvida pelo Polo de Modernização da URI Santiago, em articulação com o Curso de Psicologia, o NAEP (Núcleo de Acessibilidade e Estudos Psicológicos) e o Ateliê Miguelina, reafirmando o caráter interdisciplinar e intersetorial da iniciativa. O projeto contempla desde atendimentos psicológicos especializados, escuta qualificada e encaminhamentos institucionais, até ações de estímulo à economia criativa e ao empreendedorismo, com o objetivo de promover autonomia e reconstrução de trajetórias para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A entrega do documento foi realizada pelo Diretor-Geral da URI Santiago e presidente do Corede Vale do Jaguari, Professor Júlio César Wincher Soares, contando com o apoio do Vereador Éldrio Machado e da vereadora Alexssandra Terra, parlamentar que também atua na defesa de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero.
Segundo o Diretor-Geral, Professor Julio Soares a Universidade tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Para isso, é indispensável o olhar atento para as mulheres que vivem situações de violência. Sendo necessário ir além do discurso e garantir estrutura, acolhimento e suporte efetivo.
- Com esse projeto, buscamos somar esforços com o poder público e com a comunidade para criar estratégias que realmente façam a diferença na vida dessas mulheres, oferecendo não apenas proteção, mas também caminhos de reconstrução, dignidade e autonomia -, ressaltou o Diretor-Geral.
A presença da deputada Nadine Anflor, referência no Estado na área de segurança pública e direitos das mulheres, marca um passo importante na articulação entre universidade, poder público e sociedade civil, impulsionando o diálogo institucional em torno da formulação e execução de políticas públicas voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher.