Blog





Projeto da URI sobre TDAH é destaque pela 2ª vez no SIICITec

12/11/2025 20h01
Projeto recebeu o Prêmio destaque de extensão da área de Educação
...
O evento é um fórum de discussões geradas no campo da Pesquisa e Extensão. Crédito Imagem./ Curso de Psicologia.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Formação de Professores para o Acompanhamento de Estudantes com TDAHda  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago foi agraciado com o Prêmio de Destaque na Área de Educação no Seminário Institucional de Iniciação Científica Inovação e Tecnologia (SIICITec). A premiação ocorreu no último dia (7) de novembro, no Câmpus da URI de Frederico Westphalen.

 

Sob a coordenação da Professora Ana Paula Thones, do Curso de Psicologia, o trabalho constrói uma alternativa para ajudar na promoção de um ensino inclusivo aos estudantes, especialmente aqueles com sintomas de transtornos que acometem o aprender e o conviver com os outros em sala de aula. Em vez de focar exclusivamente na avaliação diagnóstica e medicação individual da criança, a intervenção atua no ambiente onde a queixa se origina: a sala de aula.

 

A bolsista Bianca Popek, do 8º semestre do Curso de Psicologia, apresentou os resultados de um ano de desenvolvimento do projeto, cujas ações ocorreram em duas escolas estaduais da cidade de Santiago, com professoras dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, e monitoras.

 

Com frequência, esses alunos são encaminhados pelas escolas para serviços de Psicologia para avaliação diagnóstica, para que seu possível transtorno seja tratado, medicado de maneira individual, apostando que os efeitos dessa intervenção possam melhorar a inclusão dos estudantes. 

 

A intervenção da Psicologia na área da Educação pode escolher um caminho diverso, o de ir até o ambiente em que a queixa sobre as crianças se forma e trabalhar as relações que ocorrem nesse espaço, diretamente com as pessoas que as acompanham em seu ofício diário, de modo a oferecer um espaço de escuta e de trocas entre as educadoras. Como resultados, percebeu-se a importância de criar espaços de escuta e reflexão crítica para restituir o sentido social e humano do aprender e para fortalecer o professor como sujeito de saber. 

 

O projeto que atua diretamente com os educadores, oferece um espaço de escuta e trocas sobre seus ofícios diários. A iniciativa contou ainda com a participação de três voluntários do Curso de Psicologia: Milene Nicola, Danieli Della Flora e Ruan Marçal.

 

De acordo com a coordenação, os resultados mostram a importância de criar espaços de escuta e reflexão crítica para restituir o sentido social e humano do aprender e para fortalecer o professor como sujeito de saber.

 

A aposta é em uma escola “viva e implicada, capaz de cuidar, escutar e reinventar-se diante das demandas contemporâneas”. O reconhecimento reiterado do Projeto em um evento institucional como o SIICITec  implementa estrategicamente o papel da URI como fomentadora de uma Extensão universitária que valoriza a ação transformadora no território educacional local.


 

Fonte: CURSO DE PSICOLOGIA/NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?