Blog





Projeto de Inovação Aberta em Ovinocultura avança com ações no primeiro semestre de 2025

10/04/2025 19h46
Iniciativa da URI Santiago avança com planejamento de atividades, visitas técnicas e integração com a comunidade regional
...
Equipe técnica multidisciplinar do projeto em encontro na Sala de Reuniões do PMTVJ. / Crédito: Divulgação

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago segue sendo protagonista em iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável. O projeto "Inovação Aberta em Ovinocultura: aumento de produtividade e prestação de serviços ambientais em sistemas agrosilvipastoris", coordenado pela Professora Graziele Feltrin Dias Wendling, deu continuidade ao seu cronograma de atividades previstas para o primeiro semestre de 2025.

Aprovado no âmbito do edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), e vinculado às ações do Programa INOVA RS, o projeto realizou nesta quinta-feira (10), na Sala de Reuniões do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), um encontro estratégico com sua equipe técnica multidisciplinar. O objetivo foi organizar a participação em Feiras Regionais e Estaduais, além de planejar o calendário de visitação da comunidade escolar e de outros segmentos da sociedade, com ênfase no público rural, à Fazenda Escola da URI Câmpus Santiago.

Estas visitas irão permitir que diferentes públicos conheçam de perto as práticas inovadoras e sustentáveis que estão sendo desenvolvidas no manejo da pesquisa com ovinos.

Entre os objetivos centrais do projeto, destacam-se:

  • Alavancar a produção de ovinos em pequenas propriedades rurais da região do Vale do Jaguari;
     

  • Avaliar diferentes consorciação de pastagens, com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade;
     

  • Mensurar a descarbonização dos sistemas produtivos, por meio da conversão de carbono em peso vivo animal e pelo acréscimo dos teores de carbono no solo;
     

  • Estabelecer um ponto de referência para apoio técnico a produtores rurais;
     

  • Orientar alunos da rede pública e privada sobre boas práticas na criação de ovinos.
     

A iniciativa reforça o papel da URI Santiago como um polo de inovação e geração de conhecimento aplicado à realidade do meio rural. Ao promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto fortalece a conexão entre a universidade, os produtores e a comunidade regional, contribuindo diretamente para a construção de soluções sustentáveis e de alto impacto social e ambiental.

A URI Santiago reafirma, assim, seu compromisso com o desenvolvimento regional, colocando a ciência e a inovação a serviço da transformação no campo.

Fonte: Emanuely Guterres Soares - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?