Blog





Sessão Cineclubista exibirá o filme “Central do Brasil”

07/11/2025 15h22
Exibição faz parte das atividades culturais do Câmpus e é aberta à comunidade
...
O filme recebeu indicações e prêmios para: Oscar, Bafta, César e Globo de Ouro. Crédito Imagem./ Divulgação

O VIII semestre do Curso de Psicologia, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago convida a comunidade para um exercício de observação: a exibição ao ar livre do filme “Central do Brasil” (1998),  sob a orientação da Prof.ª Rosângela Montagner. A ação ocorrerá no dia 13 de novembro, às 19h na pista de corrida da Universidade.

 

A narrativa de Walter Salles é apreciada como um prisma para a compreensão do desenvolvimento humano em contextos de adversidade. A personagem de Dora, é interpretada por Fernanda Montenegro, e oferece um estudo de casos sobre  uma mulher cujos mecanismos de defesa, o distanciamento e uma certa hipocrisia social necessária à sobrevivência são postos em cheque pelo encontro com o luto e a resiliência do menino Josué.

 

O evento, que será gratuito e aberto ao público, representa a culminância de um semestre de estudos, onde o Cinema se consolida como ferramenta de estágio para o olhar. É um convite para que a comunidade participe deste diálogo entre Psicologia, cultura e sociedade.

 

A curadoria coletiva, será  composta pelos acadêmicos Andressa Obens, Carlos Cadó, Denise Bravo, Loreci Santos, Ruan Marçal, Vitória Pavão e a Professora Rosângela Montagner e tem objetivo articular como o filme explora certos paradoxos: a violência e a solidariedade, o abandono e o acolhimento, o analfabetismo e a sabedoria oral. A sessão propõe-se a discutir o cinema como um dispositivo crítico capaz de interrogar não apenas o Brasil de fins do século XX, mas as suas permanências no cenário contemporâneo.

 

Todos são convidados a trazer suas cadeiras e compor um  círculo de análise, diálogos, e associação livre e coletiva sob as estrelas. Transcendendo, Cinema,  Filosofia e ação social. Cumprindo, assim,  o papel da Universidade como espaço de leitura do mundo.



 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?