Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago realizou uma visita institucional ao município de Capão do Cipó, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de apresentar ao Poder Legislativo local o projeto de Cadastro Territorial Municipal Urbano do Bairro Santo Antônio.
A reunião, que ocorreu às 17h na Câmara Municipal, contou com a presença do Professor Higor Machado, gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), e do Professor Rodrigo B. Pinto, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santiago. A analista de gabinete da Universidade, Andressa Ciscato, também esteve presente na ocasião, prestando apoio institucional.
O projeto foi detalhadamente apresentado aos vereadores, destacando suas etapas e objetivos, que envolvem o levantamento cadastral de aproximadamente 200 lotes urbanos, com foco na geração de dados georreferenciados para subsidiar ações importantes da administração municipal, como:
Correção e atualização do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
Planejamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU);
Desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).
Entre as principais etapas previstas estão:
Mapeamento de vias, quadras, lotes e edificações;
Criação de um Banco de Dados Geográfico (BDG);
Realização do cadastro in loco das famílias residentes nos lotes analisados.
O projeto foi muito bem acolhido pelos membros da Câmara Municipal. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Jairo de Lima Charão, e os vereadores Ibanez Garcia dos Santos, Ionara Assunção da Silva, Ângela Cristina Zucolotto Diedrich, Diego Santos do Nascimento, Dilcione Silveira de Oliveira, Tatiana Fassini Ribeiro e Nathan Chagas Zocche.
Também participaram os assessores de bancada Gilmar Souto Garcia (MDB), Natieli Prendel Trentin (PDT) e Tanize Smaniotto Tamiozzo (Progressistas), os quais reforçaram o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável do município.
Ao final da reunião, os parlamentares manifestaram apoio unânime à iniciativa, reconhecendo sua importância para a justiça fiscal, o planejamento urbano eficiente e a melhoria na qualidade de vida dos moradores de Capão do Cipó.