Educação e esporte se unem no Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado na manhã do último sábado (3), no Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto. Organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Secretaria de Justiça dos Direitos Humanos, do Governo do Estado, reuniu crianças e adolescentes, com e sem deficiência física, para um momento de integração social.
Como uma oportunidade de unir a comunidade e inspirar futuros atletas paralímpicos, foram realizadas atividades adaptadas, como vôlei, bocha, tênis e atletismo, proporcionando a vivência nas modalidades, de maneira recreativa e lúdica.
Na ocasião estiveram presentes o Secretário da Saúde, Éldrio Machado, a Secretária da Educação, Mara Rebelo e o Secretário do Esporte e Lazer, Claudio Batista Manzoni, além do presidente da Câmara de Vereadores, João Alberto de Lima, o Vereador Joel de Oliveira e a Vereadora Cleusa Canterle. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, também prestigiou o evento, com a presença do Diretor Geral, Professor Julio Cesar Wincher Soares, acompanhando os projetos de inovação social, Bola Pro Futuro e Forma e Saúde, que ministraram as atividades na ação.
- Em meio à parceria da Universidade com a Prefeitura Municipal de Santiago e o incentivo aos projetos de inovação social, podemos presenciar a transformação na vida de crianças e adolescentes, por meio do esporte. A realização do Festival Paralímpico, torna essa caminhada ainda mais satisfatória e emocionante, resultando nas dezenas de sorrisos expressados no evento -, ressalta do Diretor Geral da URI Santiago.
A realização do Festival foi sugerida pelo chefe da Divisão de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Clairton Pivoto. Egresso do Curso de Psicologia, da URI Santiago e portador de deficiência física, Clairton exerce uma caminhada social com o objetivo de promover uma maior visibilidade aos deficientes físicos.
- Não consigo esconder minha emoção ao ver este evento acontecer e melhor ainda, receber tantos participantes engajados nesta ação. De fato, o esporte transforma vidas e com certeza levará um pouco mais de esperança a todos, depois desse momento, - fala Clairton.
O Festival Paralímpico celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Sendo realizado simultaneamente em mais de 100 núcleos espalhados por todo o Brasil, demonstrando o comprometimento do país em promover a inclusão e o esporte adaptado para pessoas com diferentes habilidades.