Durante a 17ª Fecoarti, realizada de 30 de abril a 4 de maio no Ginásio Poliesportivo de Santiago, a URI Santiago surpreendeu mais uma vez ao ocupar um espaço de destaque na Arena de Inovação com o URI Living Lab — um ambiente pensado para apresentar experiências práticas, tecnológicas e empreendedoras desenvolvidas na Escola de Educação Básica e no Câmpus Universitário.
O Living Lab reuniu ações que conectam a teoria à prática e mostraram ao público como a URI promove, desde cedo, o pensamento criativo e a busca por soluções inovadoras para problemas reais. A proposta foi apresentar parte das oportunidades que os estudantes da URI vivenciam ao longo de suas jornadas acadêmicas, com foco em tecnologia, ciência, impacto social e empreendedorismo.
Tecnologia e criatividade na educação básica
Entre os destaques esteve o Laboratório Maker, da Escola de Educação Básica da URI, que levou ao espaço suas impressoras 3D, máquina de corte a laser e materiais produzidos pelos próprios alunos. A iniciativa chamou a atenção dos visitantes por traduzir, na prática, a proposta da escola em oferecer uma formação atualizada, conectada às demandas contemporâneas.
A Professora Luciane Fraga, que esteve no estande apresentando as ações do laboratório, destacou a importância de ambientes inovadores como esse na formação dos estudantes:
- A tecnologia de ponta que oferecemos no Laboratório Maker permite que nossos alunos vivenciem a criatividade com propósito. Eles aprendem resolvendo problemas, enfrentando desafios reais, pensando em equipe e com as mãos na massa. Queremos formar alunos capazes de propor soluções, preparados para o mercado de trabalho e conscientes do mundo à sua volta -, afirmou a Professora.
Inovação tecnológica e social: PMTVJ presente na feira
Outro importante pilar do URI Living Lab foi a participação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), coordenado pelo Professor Higor Machado, que levou à Fecoarti uma série de projetos voltados à inovação tecnológica e social. Entre eles, estiveram ações como:
Rastreabilidade e autenticidade do mel do Vale do Jaguari
Química verde para energia renovável
Ovinocultura sustentável com inovação aberta
Mapeamento da inovação apícola com desenvolvimento de produtos premium
Na área social, projetos como o Olhar Adolescente; Bola Pro Futuro; Forma e Saúde; Ateliê Miguelina: Centro de Acolhimento, Escuta Sensível e Empoderamento de Mulheres Idosas Vítimas de Violência; O Perfil da Pessoa Idosa no Cadastro Único de Santiago, Rio Grande do Sul: Análise das Vulnerabilidades e Potencialidades; e o Programa Redes de Cooperação REDES/SEDEC, mostraram como a URI e suas parcerias contribuem diretamente com a qualidade de vida e o desenvolvimento humano na região.
- Os projetos do PMTVJ representam um elo entre universidade e comunidade. São ações que integram pesquisa, extensão e inovação com um olhar voltado para as necessidades do território. Esse trabalho contribui com o crescimento regional e fortalece o papel da universidade como agente transformador -, destacou o Professor Higor Machado.
Incubadora Crescer: fomento ao empreendedorismo
O URI Living Lab também deu visibilidade à Incubadora Crescer, uma iniciativa que apoia o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e da economia criativa na região. Hoje coordenada por Heitor Leal, a incubadora oferece suporte a empreendedores desde a fase de ideias até a consolidação dos negócios, com infraestrutura, mentoria e networking.
A proposta reforça o compromisso da URI com o desenvolvimento local e o incentivo ao empreendedorismo entre seus alunos e egressos, além de estar aberta à comunidade externa.
Tour virtual: a universidade mais perto de todos
Complementando a imersão inovadora, o espaço apresentou um tour virtual pelo prédio 4 da URI Santiago, desenvolvido pelo acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Jaury Beltrão, em parceria com o Curso de Ciência da Computação. Através de óculos de realidade virtual, os visitantes puderam explorar o ambiente universitário de forma interativa, aproximando ainda mais a comunidade da infraestrutura e das possibilidades oferecidas pela instituição.
A participação na Arena de Inovação reafirmou a URI Santiago como referência em educação comprometida com o presente e voltada para o futuro. Através do URI Living Lab, a instituição mostrou que a inovação acontece todos os dias — nos laboratórios, nas salas de aula, nos projetos de extensão, nas pesquisas e nas ideias que transformam vidas.