A Profa. Ma. Rosângela Montagner, da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, participou da 1ª Reunião Ordinária da gestão 2025-2027 do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RS), do qual a docente é conselheira. O encontro, que teve como sede a Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, marcou o início do calendário estratégico para o enfrentamento das desigualdades de gênero e o fortalecimento dos direitos das mulheres no RS em 2026.
A presença da Universidade no Pleno do Conselho solidifica o papel da universidade, através de seus docentes, como agente ativo na construção de políticas públicas, transpondo as fronteiras acadêmicas para colaborar diretamente com as demandas sociais e governamentais do estado.
A reunião, convocada para o turno da tarde do dia 15 de janeiro, ocorreu na Sala Prof. Salzano Vieira da Cunha e abordou os eixos fundamentais para a agenda feminina no estado. Os tópicos centrais foram o planejamento de Ações 2026 com a definição das diretrizes e metas anuais do Conselho; Organização do 8 de Março: Estruturação das atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher; Comissões Temáticas: Composição e organização dos grupos técnicos de trabalho e espaço aberto para demandas urgentes e articulações da rede.
Ratificando o compromisso com a democratização das discussões, o CEDM/RS possibilitou acompanhamento remoto da sessão, além da participação presencial no Centro Histórico da capital.
A participação da Profa. Me. Rosângela Montagner como conselheira titular chancela a expertise da URI Santiago em temas de relevância social, especialmente no que tange ao acolhimento e proteção de mulheres área em que a docente também coordena projetos de grande impacto local, como o "Empoderar para Viver Mais na Terra dos Poetas".
Essa atuação no CEDM/RS permite que as particularidades e necessidades da região do Vale do Jaguari sejam ouvidas e integradas ao planejamento estadual, potencializando a conexão entre o saber produzido na universidade e a execução de direitos fundamentais.