Em alusão ao Dia Mundial da Abelha (20 de maio) e ao Dia do Apicultor (22 de maio), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), organiza uma série de atividades que integram a Semana do Mel, com o objetivo de valorizar a apicultura, fomentar o conhecimento científico e fortalecer a inovação no setor.
A cadeia apícola tem ganhado relevância crescente na região do Vale do Jaguari, tanto pelo seu papel na preservação ambiental quanto pelo potencial econômico e produtivo. Nesse cenário, a URI Santiago desempenha papel estratégico através do PMTVJ, com projetos que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável do setor. São iniciativas voltadas à inovação, rastreabilidade, qualificação dos produtos e incentivo à produção local.
Entre os projetos em andamento, destacam-se:
Arranjo Produtivo Local (APL) – Apicultura Vale do Jaguari/RS
Fortalecimento da cadeia apícola no Vale do Jaguari, por meio do Edital de Polos Tecnológicos
Metodologia para avaliação de condições ambientais pela análise do mel de abelhas sem ferrão – Jataí, também contemplado pelo Edital de Polos Tecnológicos
Rastreabilidade e autenticidade do mel do Vale do Jaguari, com apoio do Edital SICT Inova 01/2021
Mapeamento do ecossistema de inovação apícola e desenvolvimento de produtos premium: bebida alcoólica e cosmético funcional, vinculado ao Edital SICT Inova Agro nº 05/2023
Dia do Mel na Praça
Para marcar o Dia do Apicultor, será realizado na próxima quarta-feira (22), o evento “Dia do Mel na Praça”, promovido pelo APL Apicultura Vale do Jaguari com o apoio da URI Santiago. A atividade ocorrerá das 8h30min às 17h, na Praça Moisés Viana, em Santiago, e contará com uma programação diversa.
O público poderá conhecer mais sobre a produção e os benefícios do mel, além de participar de exposições de abelhas sem ferrão, orientações sobre criação e manejo, e degustação de produtos. A ação busca promover a conscientização sobre a importância das abelhas para a biodiversidade, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho dos produtores locais e incentiva o consumo de alimentos naturais e funcionais.
O evento contará ainda com a presença do projeto “Mapeamento do Ecossistema de Inovação Apícola e Desenvolvimento de Produtos Premium”, coordenado pela Professora Clarissa Obem dos Santos, com o objetivo de divulgar as ações de inovação e os avanços tecnológicos no setor.
II Meetup Conexão do Agronegócio e da Cadeia Apícola
Encerrando a programação da Semana do Mel, a URI Santiago sediará no dia 26 de maio, às 19h, no auditório da Universidade, o II Meetup Conexão do Agronegócio e da Cadeia Apícola.
Com certificação de 4 horas, o evento reunirá produtores, técnicos, estudantes, empresários e membros do agronegócio para debater inovação, sustentabilidade e os desafios da cadeia apícola.
Participarão como palestrantes:
Iara Maria de Souza Dutra – Engenheira Agrônoma, doutora em Melhoramento Genético, consultora do SEBRAE e instrutora do SENAR
Fabiano Nichele – Coordenador da carteira de projetos de apicultura no SEBRAE/RS
Patrick Luderitz – Vice-presidente da Federação Apícola e de Meliponicultura do RS (PARGS)
A mediação será feita pelos Professores Higor Machado de Freitas gestor do PMTVJ e Clarissa Obem dos Santos.
A atividade é uma realização da URI Santiago em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), e tem como foco fortalecer redes de colaboração, fomentar novas parcerias e impulsionar a agregação de valor à produção apícola regional.
Compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável
A URI Santiago, através do PMTVJ, reforça com essas ações seu compromisso com o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a valorização das vocações produtivas locais. A cadeia apícola, além de gerar renda e oportunidades, representa uma importante aliada na conservação ambiental e na promoção da saúde.
A Universidade convida toda a comunidade a participar das atividades da Semana do Mel e a conhecer de perto o potencial transformador da apicultura para o Vale do Jaguari.