Blog





URI Santiago realiza sessão de cinema ao ar livre que une Psicologia e Arte

17/11/2025 20h34
Evento promovido por acadêmicos do VIII semestre de Psicologia exibiu o filme "Central do Brasil"
...
Programação trabalha com Cinema Nacional. Crédito Imagem./ Ana Paula Kemerich

A noite da última quinta-feira (13), foi marcada por cultura, reflexão e integração na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago. O VIII semestre do Curso de Psicologia, sob a orientação da Prof.ª Rosângela Montagner, promoveu com sucesso a exibição ao ar livre do filme “Central do Brasil” (1998), em frente ao Bar da Universidade. O evento, que foi gratuito e aberto à comunidade, cumpriu seu objetivo de unir cinema à formação em Psicologia, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os presentes.

 

O clássico do cinema nacional, que narra a jornada de transformação da amarga Dora (Fernanda Montenegro) e do menino Josué (Vinícius de Oliveira), serviu como um poderoso espelho da sociedade brasileira. A narrativa, que parte do cenário cinzento da Central do Brasil para os vastos horizontes do interior, foi o ponto de partida para um debate profundamente ligado à compreensão das emoções e das relações humanas, temas centrais para a Psicologia.

Para a acadêmica Andressa Obens de Bairos, acadêmica do VIII semestre do Curso de Psicologia, a atividade foi a materialização de um diálogo essencial pois uniu arte e Psicologia, o que acabou sendo fascinante por conta do que é possível alcançar quando uma atravessa o campo da outra.

 

- É muito rico para a nossa formação como psicólogos que possamos ter essas práticas e que seja possível alcançar públicos diversos para podermos dialogar com diferentes formas de pensar, abrangendo o máximo da realidade brasileira -,  destacou Andressa.

 

Nas palavras da acadêmica organizar o evento trouxe uma realização pessoal:

 

- Organizar essa atividade trouxe uma boa experiência, porque também faz parte de um gosto pessoal para mim, então foi bem divertido estar por dentro da construção de uma prática como essa que acaba trazendo muitos benefícios a partir do que conseguimos compartilhar com o público que conseguimos cativar no dia -, complementou a acadêmica.

 

O sucesso da sessão de cinema se dá pela importância das Universidades Comunitárias como um polo irradiador de cultura e conhecimento acessível a todos. Além de uma atividade acadêmica, a atividade convidou à comunidade para refletir, demonstrando como a extensão universitária é fundamental para uma formação cidadã e humanizada.

 

Para os futuros psicólogos, tais práticas são indispensáveis. Elas oferecem a oportunidade de vivenciar metodologias de intervenção social criativas e afetivas, preparando-os para atuar em um mundo complexo e diverso. A noite sob as estrelas com "Central do Brasil" mostrou, mais uma vez, que a arte é um caminho poderoso para conectar pessoas, ideias e emoções, cumprindo com maestria a missão de uma educação que transforma.

 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?