Entre os dias 11, 12 e 13 de novembro, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, por meio do Curso de Ciência da Computação, foi palco da oitava edição da Escola Regional de Engenharia de Software (ERES), evento de grande relevância para a área de tecnologia da informação. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também foi parceira na realização do evento, que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A ERES é realizada anualmente e tinha como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos em Engenharia de Software, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras e minicursos ministrados por renomados especialistas, trazendo as últimas atualizações sobre as melhores práticas e inovações da área.
O evento contou com a presença de Dra. Lisandra Manzoni Fontoura, que abriu o ciclo de palestras no dia 11 de novembro. Ela compartilhou sua experiência sobre os desafios e lições aprendidas em projetos de inovação tecnológica desenvolvidos em parceria com empresas e o governo. A palestrante apresentou como exemplo um projeto desenvolvido entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Exército Brasileiro, destacando a importância da flexibilidade na adoção de metodologias para atender às necessidades de diferentes instituições envolvidas.
- A adaptação dos processos de software ao contexto acadêmico é sempre um desafio, especialmente quando precisamos equilibrar a agilidade das metodologias acadêmicas com a rigidez exigida pelos contratos de parceria. O aprendizado é constante, e o sucesso do simulador desenvolvido em parceria com a UFSM e parceiros externos reflete as lições que podemos aplicar em novos projetos -, afirmou a Dra. Lisandra.
O Professor Anderson Fortes, coordenador do Curso de Ciência da Computação da URI Santiago, ressaltou a importância do evento para a região, afirmando que se tratava de uma oportunidade única para integrar academia e indústria, e para promover a troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais da área.
- O evento foi ímpar para a comunidade acadêmica, onde podemos realizar a integração entre professores e alunos com profissionais da indústria, que de fato entendem as boas práticas de Engenharia de Software -, comentou o coordenador do Curso de Ciência da Computação.
Os participantes puderam explorar tópicos relevantes como Métodos de Desenvolvimento de Software, Boas Práticas na Indústria, Metodologias Ágeis, além de temas administrativos e gerenciais que beneficiam diretamente o setor tecnológico.
Outro destaque foi a palestra do Dr. Leopoldo Motta Teixeira, também no dia 11 de novembro, que abordou o tema “De Produtos a Linhas de Produtos: Um Panorama de Teorias Formais para Análise e Evolução de Linhas de Produtos”. Durante sua apresentação, Leopoldo discutiu as complexidades das Linhas de Produtos de Software (SPLs), especialmente no que tange à sua evolução e análise formal. De forma detalhada, o palestrante trouxe como suas teorias sobre evolução e análise de SPLs podem transformar a maneira como as empresas abordam a construção e a manutenção de produtos de software em larga escala.
- A evolução segura de linhas de produtos de software é um desafio, pois requer que o comportamento do conjunto de produtos seja preservado, mas nem todos os cenários podem ser adequados a essa definição. A teoria da evolução parcialmente segura oferece um caminho interessante para lidar com essa complexidade -, explicou o Dr. Leopoldo.
A ERES é considerada um dos principais eventos da área de Engenharia de Software na região Sul do Brasil e, além de atrair um público altamente qualificado de profissionais e pesquisadores, também têm um impacto significativo na formação de futuros acadêmicos. O Professor Anderson destacou que este evento é uma excelente oportunidade para os jovens acadêmicos e futuros estudantes da área de tecnologia, especialmente da região de Santiago, Alegrete, Santa Maria e cidades vizinhas, despertarem ainda mais o interesse pela área.
- Os participantes vivenciaram esse momento e isso certamente despertará mais interesse pela área de Engenharia de Software -, afirmou o Prof. Anderson Fortes.
O evento contou com a participação de estudantes de diversas instituições de ensino, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), e o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Para facilitar a participação de todos, a organização disponibilizou alojamento na AFURIS, proporcionando um ambiente de aprendizado ainda mais imersivo.
Com temas atuais e oportunidades únicas de networking, a VIII ERES foi um grande sucesso, consolidando a URI Santiago como um centro de excelência em eventos de tecnologia, e reafirmando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento do setor tecnológico na região.