Blog





Encerramento da 1ª Turma de Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia celebra aprendizado, afeto e pertencimento

31/10/2025 13h11
Especialistas receberam certificação em um encontro presencial que coroou meses de formação e troca de experiências
...
Encontro marcou encerramento da pós-graduação. / Crédito: Ana Clara Girardi

No sábado, 25 de outubro, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, realizou o encerramento da primeira turma da Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia. Coordenada pela Professora Ma. Michele Noal Beltrão, a especialização reuniu 38 pós-graduandos de diferentes regiões do Brasil, que, ao longo de 2024, vivenciaram uma formação intensa e transformadora.

O Curso, pioneiro no modelo empático de mediação e resolução de conflitos, contou com um corpo docente qualificado em direitos humanos, cultura de paz, justiça restaurativa e mediação waratiana. A cada encontro semanal, mesmo realizado de forma online, foram construídas conexões profundas entre docentes e alunos, gerando o que a coordenadora classifica como uma “Tribo da Paz”.

O encerramento presencial marcou o desejo de vivenciar afetos de forma concreta, com abraços, apertos de mão e um círculo de construção da paz. Em uma confraternização intimista, repleta de gratidão, os especialistas receberam seus certificados e celebraram a conquista junto aos professores e familiares presentes.

- Foi um momento simples, informal, mas intenso, que ficará registrado em nossos corações e nas nossas almas. Esta primeira turma deixa um caminho lindo, fruto da vontade de acreditar que um mundo melhor é possível a partir da prática empática e da intenção de fazer diferente -, afirmou a coordenadora Profa. Michele Noal Beltrão.

A pós-graduação teve como objetivo articular teoria e prática, preparando profissionais para atuarem de maneira ética e sensível em diferentes contextos, incluindo o educacional, familiar, institucional, comunitário, empresarial e judicial. A formação também contemplou as recentes mudanças legislativas, capacitando os participantes a aplicarem os princípios restaurativos e técnicas de mediação em consonância com os novos paradigmas da justiça contemporânea.

A equipe do Curso de Direito da URI Santiago agradeceu a todos que acreditaram e apoiaram a especialização: Direção, técnicos da Universidade, docentes e, especialmente, os egressos que agora estão aptos a contribuir com espaços mais restaurativos em suas comunidades.

O encerramento da 1ª turma da pós-graduação reforça o compromisso da URI Santiago com a formação de profissionais sensíveis, éticos e transformadores, capazes de atuar com empatia e construir relações mais humanas e pacíficas em todos os contextos sociais.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Postagens relacionadas
Pós-graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia dá início às suas aulas

Primeiro encontro da turma abordou Direitos Humanos, Cidadania e Mediação.

Inscrições para Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia encerram nesta terça-feira (30)

Pós-Graduação terá início em maio e acontecerá em formato remoto

Inscrições para a Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia foram prorrogadas

Pós-Graduação terá início em maio e acontecerá em formato remoto

Inscrições para a especialização em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia foram prorrogadas

Pós-Graduação terá início no dia 12 de abril e acontecerá em formato remoto

URI Santiago oferta especialização em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia

Pós-Graduação terá início no dia 5 de abril e acontecerá em formato remoto

Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?