A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, informa que a Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia teve suas inscrições prorrogadas. Os interessados terão até o dia 10 de abril para realização da matrícula, diretamente na Central de Atendimento ao Aluno ou pelo site.
A Justiça Restaurativa e a Mediação por intermédio da Empatia são dois métodos que buscam prevenir ou intervir para a solução de conflitos. A Justiça Restaurativa, de acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), é um método que procura, quando possível e apropriado, realizar o encontro entre a vítima e o ofensor, com o intuito de fazer com que a vítima possa superar o abalo sofrido e responsabilizar o ofensor pelo crime que praticou.
Já a Mediação por intermédio da Empatia é uma forma simplificada de resolver conflitos, na qual uma terceira pessoa, neutra, sugere a solução de algum problema que envolve duas partes. Sendo assim, o responsável que aconselha é denominado mediador, e a partir de diversas técnicas, busca estabelecer um equilíbrio entre ambos os lados.
Para realizar abordagens como essa, a URI Santiago, oferta o Curso de Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia, que busca discutir e capacitar seus estudantes à utilização de métodos inovadores de prevenção e atendimento aos conflitos sociais e à violência.
O curso tem como objetivo aprimorar a formação dos profissionais envolvidos com o tratamento de conflitos sociais, em áreas familiares, educacionais, de segurança, empresariais e de saúde. Além disso, a Pós-Graduação busca promover a capacitação em face dos novos institutos e normas de Direito decorrente de reformas legislativas, proporcionando o domínio dos instrumentos e técnicas de maneira a humanizar os espaços judiciais e extrajudiciais.
Para isso os pós-graduandos serão contemplados com disciplinas voltadas para: o estudo de conflitos, sua espiral e teoria de jogos; a compreensão das necessidades humanas; o conhecimento e a aplicação da Comunicação Não-Violenta; a mediação por intermédio da empatia; a teoria da Justiça Restaurativa; e as práticas da mediação e dos círculos restaurativos.
As inscrições vão até 10 de abril e o curso inicia-se no dia 12 de abril. As aulas serão realizadas na modalidade Ensino a Distância, conforme especificado no cronograma do curso. A especialização é destinada aos graduados em diferentes áreas de atuação e formação, como administradores, gestores, advogados, assistentes sociais, psicólogos, psicanalistas, economistas, professores, educadores e demais áreas do conhecimento que atuam em espaços onde o diálogo é necessário.Como pré-requisito é necessário que o estudante possua nível superior.
Realize aqui a inscrição. Mais informações pelo (55) 3251 3151 ou pelo e-mail secretaria@urisantiago.br
Especialistas receberam certificação em um encontro presencial que coroou meses de formação e troca de experiências
Interessados podem se inscrever de forma online
Primeiro encontro da turma abordou Direitos Humanos, Cidadania e Mediação.
Pós-Graduação terá início em maio e acontecerá em formato remoto
Pós-Graduação terá início em maio e acontecerá em formato remoto
Evento será realizado de maneira online
Pós-Graduação terá início no dia 5 de abril e acontecerá em formato remoto