A OUVIDORIA

A OUVIDORIA é um canal de comunicação aberto e à disposição da comunidade interna, bem como dos que buscam a Universidade ou que queiram contribuir com sugestões ou críticas, denúncias, elogios, reclamações, solicitações, ou esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos, visando o aperfeiçoamento da qualidade de ensino.

Com as funções de receber, analisar, encaminhar e responder à Comunidade Acadêmica e Comunidade Externa em suas demandas, a Ouvidoria constitui-se, também, num órgão que fortalece o processo de resgate da cidadania, de defesa dos direitos e deveres, de acesso à informação, e de participação democrática, contribuindo para a formação de pessoal ético e competente, num processo facilitador das relações com o fim de melhorar, cada vez mais, os serviços prestados.

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 2229/CUN/2016, a Ouvidoria da URI está vinculada diretamente ao Gabinete do Reitor, sendo constituída na Reitoria. No Câmpus de Santiago, é representada pela Colaboradora Carla Fabiana Silveira Moro.



ATRIBUIÇÕES

O OUVIDOR E SEUS REPRESENTANTES AGEM DE ACORDO COM AS SEGUINTES PREMISSAS:

I – facilitar e simplificar ao máximo o acesso do usuário ao serviço de Ouvidoria;
II – atuar na prevenção de conflitos;
III – atender às pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento;
IV – agir com integridade, transparência e imparcialidade;
V – resguardar o sigilo das informações; e
VI – promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho.

O OUVIDOR TEM AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES:

I – receber demandas – consultas, elogios, reclamações ou sugestões – por ele próprio ou através de seus representantes, provenientes tanto de pessoas da comunidade acadêmica/escolar quanto da comunidade em geral;
II – quando for o caso, encaminhar às Unidades demandadas as solicitações para que possam:
a) no caso de consultas: responder às questões dos usuários;
b) no caso de elogios: reconhecer os aspectos positivos e admirados do trabalho e dar ciência ao elogiado;
c) no caso de reclamações: explicar o fato, corrigi-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro;
d) no caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção;
III – responder aos usuários, por si próprio com cópia às Unidades demandadas ou através do posicionamento/retorno destas Unidades, conforme cada caso;
IV – documentar todas as demandas encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários;
V – elaborar, semestralmente, a Listagem das Solicitações à Ouvidoria, sem que constem os dados pessoais dos usuários;
VI – elaborar, semestralmente e anualmente, relatórios estatísticos das atividades da Ouvidoria;
VII – sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição;
VIII – retomar a sugestão, quando aceita pela unidade e não realizada;
IX – gerar formulário eletrônico, para fins de acompanhamento, de toda a demanda, recebida diretamente; e
X – dar seguimento à geração do formulário eletrônico, para fins de acompanhamento, de toda a demanda, recebida através de seus representantes.



LEGISLAÇÃO

RESOLUÇÃO Nº 2229/CUN/2016

Dispõe sobre Institucionalização do serviço de Ouvidoria da URI e aprovação do seu Regulamento

BAIXAR RESOLUÇÃO


PÚBLICO ALVO

I – alunos com vínculo junto à URI;
II – alunos egressos da URI;
III – professores com vínculo empregatício junto à URI;
IV – técnico-administrativos e de apoio com vínculo empregatício junto à URI;
V – estagiários com vínculo junto à URI;
VI – fornecedores de bens e de serviços; e
VII – pessoas da comunidade em geral.



OBJETIVOS

São objetivos da Ouvidoria da URI:


I - Incentivar a participação e o exercício da cidadania no ambiente acadêmico e escolar, colaborando para a compreensão da necessidade de cumprir com deveres e exigir direitos, e
II - reunir informações sobre diversos aspectos da Universidade, com o fim de contribuir para a gestão institucional.





PARA CONTATAR A OUVIDORIA DA URI:

Telefone: (54) 2107.1255, ramal 226
E-mail: – ouvidoria@reitoria.uri.br

PARA CONTATAR O REPRESENTANTE DA OUVIDORIA URI SANTIAGO:

Telefone: (55) 3251-3151 e 3251-3157, ramal 202
E-mail: – ouvidoria@urisantiago.br
Correspondência: Av. Batista Bonotto Sobrinho, Nº 733 – Santiago / RS
CEP: 97700-000

Pessoalmente:
Prédio 4 / 2º andar – Sala 421
Carla Moro

DIAS DE ATENDIMENTO:

De segunda a quinta-feira à noite.
Horário das 18h 30min às 21h.

FORMULÁRIO ONLINE:

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Todas as suas informações serão resguardadas por sigilo completo.

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