Na última sexta-feira (02), o Câmpus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, esteve representado no palco da Arena de Inovação da 17ª Fecoarti 2025.
O Diretor Geral da URI Santiago, Professor Júlio César Wincher, o gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, Prof. Higor Machado e o coordenador do Curso de Administração, Prof. Fabiano Marcon, participaram do evento, apresentando um portfólio de projetos estratégicos desenvolvidos no Câmpus.
Dados divulgados durante a feira revelam que a instituição investiu R$ 8.065.493,43 em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) nos últimos três anos.
- A URI Santiago é um polo transformador do desenvolvimento regional, atuando em todos os níveis educacionais, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, incluindo Pós-Graduação, Cursos de Curta Duração e EAD. Os valores investidos em P,D&I e extensão tecnológica demonstram como transformamos conhecimento em soluções reais. Estamos construindo o futuro da nossa região -, destacou o Diretor Geral.
Entre as iniciativas apresentadas, destacaram-se:
Rastreabilidade e Autenticidade do Mel do Vale do Jaguari/RS (coordenado pelo professor Higor Machado de Freitas), que já conta com 60 apicultores cadastrados na região;
Química Verde: Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Amilácea para Geração de Energia Renovável, que produz etanol a partir de amiláceas, impulsionando a nova fronteira agrícola do RS.
Segundo o Professor Higor Machado o uso de etanol como combustível reduz o aquecimento global pela diminuição da emissão de CO₂. Além disso, o projeto incrementa a renda e melhora a qualidade de vida, alinhando-se à sustentabilidade social.
Também foram apresentados projetos como:
Projeto de Inovação Aberta em Ovinocultura (coordenado pela professora Graziele Feltrin Dias), que incentiva produtores locais a adotarem a atividade;
Mapeamento do Ecossistema de Inovação Apícola e Desenvolvimento de Produtos Premium (coordenado pela professora Clarissa Obem dos Santos), focado em bebidas alcoólicas e cosméticos derivados do mel;
Programa Redes de Cooperação (sob coordenação de Heitor Soares Leal Neto), que promove parcerias entre empresas e instituições para fomentar o empreendedorismo.
Para o Prof. Fabiano Marcon, a Arena de Inovação foi um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias e troca de experiências.
- Este espaço nos permitiu apresentar projetos do Polo Tecnológico da universidade, especialmente do curso de Administração, que buscam qualificar cidadãos para o mercado de trabalho e estimular a cultura empreendedora no COREDE Vale do Jaguari -, afirmou o coordenador do Curso de Administração.
A noite também contou com a apresentação de projetos de Inovação Social, como o Bola para o Futuro, Forma e Saúde, Olhar Adolescente e Ateliê Miguelina, iniciativas desenvolvidas em parceria, que reforçam o compromisso da URI Santiago com a comunidade por meio da educação, pesquisa e inovação.
Parceria com a Emater de Santiago visa mapeamento da cadeia produtiva local
Estudantes conheceram práticas sustentáveis de ovinocultura na Fazenda Escola da URI Santiago
Decreto nº 58.007, de 30 de janeiro de 2025 abrange a regulamentação da bolsa de estímulo à Inovação no Estado do Rio Grande do Sul
Durante o evento os Professores apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano
O Programa busca impulsionar o empreendedorismo na região.
Máquinas irão compor o Laboratório de Inovação do Câmpus