Blog





Projeto de Inovação em Ovinocultura recebe visita de alunos da Escola Manoel Abreu

25/04/2025 13h30
Estudantes conheceram práticas sustentáveis de ovinocultura na Fazenda Escola da URI Santiago
...
Projeto de Inovação em Ovinocultura recebe alunos da Escola Manoel Abreu. / Crédito: Projeto de Inovação em Ovinocultura

Na tarde desta quinta-feira (24), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MIssões (URI) Câmpus de Santiago recebeu os alunos do 6º ano da Escola Manoel Abreu para uma visita especial à Fazenda Escola, como parte das atividades do projeto “Inovação Aberta em Ovinocultura: aumento de produtividade e prestação de serviços ambientais em sistemas agrosilvipastoris”, coordenado pela Professora Graziele F. Dias Wendling.

Aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), o projeto tem como objetivo principal o manejo sustentável de ovinos, por meio da consorciação de pastagens, buscando uma melhor conversão de carbono em peso vivo dos animais. Trata-se de uma proposta que une produtividade, sustentabilidade e compromisso ambiental.

Durante a visita, os alunos puderam vivenciar de forma prática o cuidado com os ovinos, aprendendo sobre bem-estar animal, práticas sustentáveis e o papel da ciência na produção agropecuária responsável. A atividade proporcionou uma verdadeira imersão na rotina da Fazenda Escola, permitindo que os estudantes compreendessem a importância da integração entre meio ambiente, tecnologia e produção animal.

Através de ações como esta, a URI Santiago fortalece o vínculo entre a ciência e a educação, reafirmando seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento regional. A aproximação entre universidade e escolas contribui para a formação de uma nova geração mais consciente, crítica e preparada para os desafios do futuro.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares - NUCOM
Postagens relacionadas
Projeto de Pesquisa da URI Santiago busca inovação e sustentabilidade na ovinocultura regional

Parceria com a Emater de Santiago visa mapeamento da cadeia produtiva local

Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?