Blog





1ª Feira Empreendedora do Projeto Olhar Adolescente movimenta o centro de Santiago

13/08/2025 14h43
Evento reuniu 26 empreendimentos de adolescentes, incentivando a criatividade, a geração de renda e o protagonismo juvenil
...
Projeto Olhar Adolescente promove 1ª Feira Empreendedora. / Crédito: Ana Paula Kemerich

No último sábado, 9 de agosto, a Praça Moisés Viana – Esquina Democrática – foi palco da 1ª Feira Empreendedora do Projeto Olhar Adolescente. A iniciativa teve como objetivo fomentar o empreendedorismo juvenil por meio de vivências práticas em um espaço coletivo, proporcionando aos jovens a oportunidade de expor e comercializar seus produtos diretamente para a comunidade.

O evento contou com 26 empreendimentos de adolescentes entre 12 e 18 anos, que ofereceram uma grande variedade de produtos, como doces e salgados, roupas e acessórios para pets, velas e sabonetes artesanais, artes em resina, brechós, bijuterias, cactos e suculentas, trabalhos com tranças nagô, além de exposições e panfletagem. Aproximadamente 47 adolescentes participaram ativamente, alguns acompanhados de familiares, que também apoiaram e incentivaram a ação.

De acordo com a equipe do Projeto Olhar Adolescente, a feira foi um verdadeiro sucesso, atingindo plenamente seu propósito. 

- Contamos com adolescentes engajados e talentosos, que demonstraram na prática que incentivar o empreendedorismo com foco na geração de renda é um caminho promissor. Tivemos também o apoio importante das famílias, que impulsionaram a participação e fortaleceram a iniciativa. Nos divertimos, aprendemos e nos realizamos ao ver cada jovem gerindo seu próprio negócio com brilho nos olhos -, destacou a equipe do projeto Olhar Adolescente. 

Além das vendas, a feira proporcionou aprendizado sobre gestão, atendimento ao público, divulgação e trabalho em equipe, reforçando o papel da iniciativa como espaço de desenvolvimento pessoal e profissional para os participantes. Para muitos, foi também a chance de conquistar novos clientes e visibilidade nas redes sociais, fortalecendo a marca de seus empreendimentos.

O Projeto Olhar Adolescente contou com o apoio da URI Câmpus de Santiago, do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Econômico, da Prefeitura Municipal e do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Com a boa repercussão desta primeira edição, a expectativa é de que novas feiras sejam realizadas, consolidando-se como uma vitrine para o talento e a criatividade da juventude santiaguense.

 

Fonte: Emanuely Guterres Soares
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?