Blog





12ª edição do Seminário de Agricultura do Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó reúne produtores, estudantes e autoridades

08/08/2025 15h36
Evento levantou discussões sobre o fortalecimento da representatividade do setor rural em tempos de constantes mudanças
...
O presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, foi um dos destaques do evento. Crédito Imagem ./ Ana Paula Ribas Kemerich

Aconteceu na última quinta-feira (07), no Salão de Atos da  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, a 12ª edição do Seminário de Agricultura promovido pelo Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó. O evento teve como objetivo levar informações relevantes para produtores rurais e estudantes da região, fortalecendo o setor agropecuário local.

 

A programação contou com cinco palestras de alto nível, ministradas por especialistas que trouxeram conteúdos diversificados, insights valiosos e  experiências da vida no campo. O seminário reuniu autoridades, produtores rurais e estudantes, firmando-se como importante espaço de troca de conhecimento.

 

Dentre as importantes discussões levantadas na tarde de quinta-feira, estavam:

  • “O valor da Sucessão Familiar no Campo”, com Rafael Gabbi, engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia;

 

  • “Meu Celular, meu Futuro: Como Conteúdo e Influenciar Pessoas”, com Felipe Escobar, criador de conteúdo digital, técnico agrícola e engenheiro agrônomo;

 

  • “Entre Safras e Sonhos: a História que a Terra me Contou”, com Camila Silveira Roos, graduada em Direito pela PUCRS e gestora administrativa e financeira da Fazenda Alto da Palmeira;

 

  • “Associativismo Empreendedor”, com Rodrigo Souza Costa, engenheiro agrônomo graduado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), advogado formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pós-graduado em Gestão Empresarial e produtor rural e atual Presidente da Federasul.

 

  •  " Os Desafios e Perspectivas do Agronegócio", com o ex-ministro da Agricultura e Reforma Agrária, Antônio Cabrera, que é Médico Veterinário e atual Presidente do Grupo Cabrera.

 

O evento, gratuito, foi aberto ao público e contou com a participação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), discentes e docentes dos cursos das Ciências Agrárias da URI, além de representantes de variados setores do agronegócio da região.

 

Ao final das palestras, a diretoria do Sindicato Rural entregou a “Medalha Sylvio Ferreira Aquino” do Mérito Rural Agropecuário ao palestrante Antônio Cabrera Mano Filho. A medalha, instituída pela Deliberação nº 1 de 21 de novembro de 2023, é uma homenagem ao legado do ilustre santiaguense Sylvio Ferreira Aquino, reconhecido por seus serviços à comunidade, à cidade e ao país.

 

Segundo o regulamento, a medalha, banhada a ouro 24 quilates, é concedida a pessoas maiores de idade e de reputação ilibada, que se destacam pela postura cívica, ética e patriótica, bem como por ações que impactem positivamente o setor agropecuário brasileiro.

 

Durante a cerimônia, o Diretor Lauro Pereira Zago Sagrilo apresentou a biografia de Sylvio Ferreira Aquino, enquanto o diretor Rodrigo Milani Fett destacou a trajetória do agraciado Antônio Cabrera Mano Filho. Em seguida, o presidente do Sindicato Rural, Antônio Carlos Malheiros Almeida, acompanhado dos demais diretores e autoridades, realizou a entrega da medalha.

 

A URI Câmpus Santiago atuou como apoiadora do Seminário, demonstrando-se comprometida com a formação acadêmica de excelência e o desenvolvimento regional.

 

A parceria entre a Universidade e o Sindicato Rural destaca a importância da integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo articulando conhecimento,  inovação e a valorização do agronegócio local.


 

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM
Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?