O acadêmico Marcelo P. Chequin, do Curso de Ciência da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI) Câmpus de Santiago marcou presença no cenário científico nacional ao apresentar sua pesquisa na VIII Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2025). O evento, promovido anualmente pela prestigiada Sociedade Brasileira de Computação (SBC), foi realizado presencialmente de 29 a 31 de outubro, na Unochapecó.
Intitulado “Arquitetura de Software para Identidades Digitais Descentralizadas em Cidades Inteligentes: Um Relato de Experiência com a Trustchain”, o trabalho foi apresentado por Marcelo no dia 29 de outubro, integrando a Sessão Técnica 9 Arquitetura e Microsserviços. A pesquisa, que conta com a coautoria da Professora Carla L. O. Castanho, Paulo R. Vargas e Fernando Neto, propõe uma solução tecnológica para um dos grandes desafios da urbanização moderna: a gestão segura e privada da identidade dos cidadãos em ambientes de cidades inteligentes.
O estudo explora o uso da tecnologia blockchain, por meio da Trustchain, para criar uma arquitetura de identidades digitais descentralizadas. Esse modelo permite que os cidadãos tenham maior controle sobre seus dados pessoais, em contraste com os sistemas centralizados atuais, que são mais vulneráveis a violações de privacidade.
Para o acadêmico Marcelo Chequin, a experiência de participar de um evento de porte nacional foi enriquecedora e fundamental para sua formação.
- Participar da IX Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2025) e apresentar o trabalho foi uma grande oportunidade de aproximar pesquisa, prática e contribuir para as discussões sobre o tema -, compartilhou Marcelo.
Ele ainda ressaltou a importância do apoio recebido da Professora Carla Castanho pela orientação e pelo apoio.
A participação bem-sucedida de estudantes em eventos como a ERES reflete diretamente na sua preparação para o mercado de trabalho. A área de Tecnologia da Informação, especialmente os nichos de Engenharia de Software, Arquitetura de Sistemas e Blockchain, está entre as que mais crescem no mundo, com altíssimos índices de empregabilidade e demanda por profissionais qualificados e inovadores.
A URI Santiago é uma instituição reconhecida por incentivar a pesquisa e a inovação desde a graduação, configurando-se como um ambiente formador de talentos, capacitando seus acadêmicos a não apenas ingressarem no mercado, mas a se tornarem protagonistas na criação de soluções tecnológicas para a sociedade.