Acadêmicos dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago participaram, no dia 4 de novembro, da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um dos mais importantes eventos científicos da região, que reúne estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.
A atividade envolveu a apresentação de trabalhos científicos, desenvolvidos a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão, evidenciando a qualidade da formação acadêmica e o compromisso da URI Santiago com a produção e socialização do conhecimento científico.
Os acadêmicos foram acompanhados e orientados pelas Professoras Ma. Aline de Moura Jacques, Esp. Rammy Vargas Campos, Me. Olmiro Bochi Brum e Esp. Eurides Araci Figueiro Gomes, que representaram de forma significativa os Cursos e a instituição durante o evento.
Durante a JAI, os estudantes apresentaram resumos e banners científicos, oriundos de atividades práticas, estágios supervisionados, projetos de pesquisa e ações extensionistas desenvolvidas no Centro de Práticas Veterinárias (CPV), na própria UFSM e em instituições parceiras. Os trabalhos abordaram, principalmente, relatos de casos clínicos, procedimentos cirúrgicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades, além de ações extensionistas e educação em saúde.
Participaram da atividade os acadêmicos Mariane Garcia Vielmo, Bárbara de Oliveira Pilar, Luisa Mendes Dias, Thiago Hertz Nunes, Mikaelli Martins Delevati, Naiane Sonza Lixinski, Júlia Moraes Trindade, Juliana Rossi Belmonte, André Silva Bertoncelli, Diens Vítor Delazenha Rodrigues, Renata Dorneles Bittencourt, Mariana Sudatti Simões e Ana Beatriz Oliveira Brasil.
Alguns dos trabalhos foram desenvolvidos sob orientação das professoras Ma. Aline de Moura Jacques e Esp. Rammy Vargas Campos, com destaque para a acadêmica Mariane Garcia Vielmo, que apresentou trabalho vinculado ao seu estágio realizado na própria UFSM.
Trabalhos apresentados na Jornada Acadêmica Integrada (JAI)
Entre os trabalhos apresentados, destacam-se estudos voltados à clínica médica e cirúrgica veterinária, diagnóstico de enfermidades, sanidade animal, ações extensionistas e práticas sustentáveis na produção agropecuária, evidenciando a diversidade e a relevância das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos da URI Santiago.
Confira os trabalhos apresentados:
Complicação cirúrgica: peritonite localizada por gaze retida em
cadela após ovariohisterectomia – André Silva Bertoncelli
Ovariohisterectomia como alternativa terapêutica na hiperplasia
mamária em gato jovem com FeLV: relato de caso – Diens Vítor
Delazenha Rodrigues
Anestesia epidural com levobupivacaína em cordeiro submetido à
correção de atresia anal: relato de caso – Júlia Moraes Trindade
FIV e FeLV em felino: a imunossupressão como porta de entrada
para hemoparasitoses – Juliana Rossi Belmonte
Relato de caso de seminoma testicular em cão com criptorquidismo:
enfoque na citopatologia – Mikaelli Martins Delevati
Nefrectomia em cão idoso com hidronefrose renal direita: relato de
caso – Naiane Sonza Lixinski
Neoplasia cecal e corpo estranho gástrico em cão: abordagem
diagnóstica e terapêutica – Thiago Hertz Nunes
Ações extensionistas de educação em saúde baseadas no
diagnóstico de raiva bovina nos municípios do Vale do Jaguari –
Luisa Mendes Dias
Detecção molecular de protozoários associados a sinais
neurológicos em equinos: estudo retrospectivo – Mariane Garcia
Vielmo
Aplicação de jogos didáticos para aprendizagem da leishmaniose e
esporotricose – Renata Dorneles Bittencourt
Síndrome dos braquicefálicos: achados post-mortem em um
buldogue francês – Bárbara de Oliveira Pilar
Protocolos de IATF em novilhas de corte – Mariana Sudatti Simões
Análise do uso de resíduos de origem animal na produção de alface
(Lactuca Sativa) – Ana Beatriz Oliveira Brasil
A participação dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia na JAI proporcionou uma importante experiência de integração acadêmica e interdisciplinar, fortalecendo a troca de conhecimentos, a vivência científica e a divulgação dos resultados obtidos nas atividades práticas, de pesquisa e de extensão desenvolvidas na instituição, além de reforçar a inserção da URI Santiago em eventos científicos de relevância regional.