Nesta semana, os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da URI participaram de uma atividade que integra o projeto pedagógico intitulado “2º ano em... Somos Todos Guardiões do Amor”, alinhado à proposta de pedagogia de projetos adotada pela instituição. O objetivo é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, conectando os conteúdos escolares com experiências reais e transformadoras.
Inspiradas pela temática, as professoras Bibiana dos Santos e Taciele Berlatto Tolfo, em parceria com a equipe diretiva, organizaram uma ação solidária para arrecadação de roupas de inverno, envolvendo toda a turma. As doações foram destinadas à Casa Acolhedora de Santiago, instituição que atualmente abriga 12 crianças e adolescentes.
Além da mobilização solidária, os alunos desenvolveram em sala de aula, atividades voltadas ao gênero textual “carta”. Cada peça de roupa foi acompanhada de uma cartinha escrita pelos próprios alunos, carregada de carinho, afeto e empatia. A intenção era que, ao receberem as roupas, as crianças sentissem também o calor humano e o amor vindo da Escola da URI.
Uma das cartas, escrita pelos alunos Inácio Antocheviez Stacowski e Luigi Madalozzo, emocionou as Professoras pela sensibilidade e generosidade. Para a Professora Bibiana, envolver os alunos em ações de doação na escola é uma maneira poderosa de ensinar valores como empatia, solidariedade e responsabilidade social.
- Ao doar eles aprendem na prática que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida de outras pessoas. Esse tipo de experiência fortalece o senso de comunidade, desenvolve o olhar para o próximo e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, generosos e comprometidos com um mundo mais justo -, explicou a Profa. Bibiana.
O aprendizado se concretizou em sentimentos vivenciados pelos próprios alunos. No momento da entrega das doações, a aluna Anna Clara Machado Ramos resumiu a experiência com emoção:
- Hoje estou me sentindo uma guardiã do amor, - disse a aluna.
Dessa forma, a Escola da URI cumpre, para além do seu papel enquanto instituição de ensino, a missão de promover uma educação integral, que forma não apenas alunos academicamente preparados, mas seres humanos sensíveis, solidários e comprometidos com as necessidades da comunidade em que estão inseridos.