Aconteceu na última sexta-feira (21), na cidade de Jaguari, o Encontro Regional do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher na Estrada pela Construção e Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres do RS.
O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM) realizou uma série de encontros regionais em todo o Rio Grande do Sul, e o Sindicato Rural de Jaguari foi o ponto de encontro de lideranças femininas do município e região. O evento, acolhido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Jaguari, contou com a presença de conselheiras estaduais, gestoras públicas e representantes de entidades da região do Vale do Jaguari.
Entre as participantes estiveram Fabiana Dutra Oliveira, presidenta do CEDM, Giselda Azambuja, vice-presidenta, Denise Argemi, secretária executiva, e Josieli Miorin, conselheira estadual. O objetivo do encontro foi incentivar a criação de Conselhos Municipais e Coordenadorias das Mulheres nos municípios que ainda não possuem essas estruturas, além de mobilizar apoio para a campanha pela volta da Secretaria Estadual das Mulheres.
O evento, é também uma preparação para as Conferências Municipais, Regionais e Estadual dos Direitos das Mulheres, que antecedem a Conferência Nacional.
Além de ser um espaço para definir prioridades e ações para que sejam levadas ao poder público, o encontro em Jaguari prepara as lideranças locais e dá visibilidade a projetos transformadores, que podem ser ampliados e replicados em ações semelhantes de outros municípios.
O Ateliê Miguelina, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, coordenado pela Profa. Rosangela Montagner, marcou presença no encontro e na oportunidade apresentou os projetos que têm desenvolvido:
Centro de Acolhimento, Escuta Sensível e Empoderamento de Mulheres Idosas Vítimas de Violência – Aprovado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, com recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, o projeto visa oferecer suporte psicossocial e jurídico a idosas em situação de vulnerabilidade.
Manualidades Afetivas para Filhos(as) de Mães Solo Desabrigadas Sócio-Climáticas – Desenvolvido em parceria com a Ação Social da Universidade, a iniciativa busca auxiliar mães solo afetadas por desastres ambientais.
O Coletivo Sobre Elas, de Santiago, que possui assento no CEDM, também marcou presença no evento, reforçando a importância da participação de coletivos femininos na construção de políticas públicas, na garantia de direitos e no enfrentamento à violência contra a mulher.
Assim, o encontro em Jaguari articulou a luta pelos direitos das mulheres com fortalecimento de laços, evidenciando que a mudança começa na articulação local.