O Ateliê Miguelina, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, tem reunido mulheres para encontros marcados por reflexões, sororidade e fortalecimento coletivo.
O projeto, que atua como uma proposta de intervenção social, tem como objetivo principal contribuir para a diminuição da reincidência de casos de violência e vulnerabilidade, oferecendo um espaço seguro para diálogo e acolhimento.
A equipe multidisciplinar da URI, presente nos encontros, é composta pela coordenadora Rosangela Montagner, o professor João Érico Lucas Coelho, a assistente social Joceane Lima e a estagiária do projeto Mara Flores Pereira. Além de recepção às convidadas, os profissionais apresentam propostas e reflexões para novas vivências, proporcionando um ambiente seguro para diálogos sobre direitos, relações de gênero, diferentes formas de violência, saúde mental e oportunidades de geração de renda para as mulheres.
Essa integração entre profissionais permite que as mulheres recebam acompanhamento multidisciplinar, promovendo o fortalecimento social e possibilitando oportunidades para o mundo do trabalho.
O Ateliê Miguelina se destaca por promover não apenas atividades práticas, mas também momentos de troca e aprendizado, incentivando o empoderamento feminino por meio da arte, da educação e da construção de redes de apoio.
Esses encontros são fundamentais para que as mulheres se reconheçam como agentes de transformação em suas próprias vidas e na comunidade -, destacou Rosangela Montagner, coordenadora do projeto.
A iniciativa reforça a importância de espaços que valorizem a escuta, a solidariedade e a autonomia, fortalecendo cada vez mais a luta por equidade e o combate à violência contra a mulher idosa.
O Ateliê Miguelina continuará promovendo atividades periódicas, abrindo portas para mais mulheres que desejem fazer parte dessa rede de apoio e crescimento mútuo.
Como participar do projeto?
O projeto, aprovado na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, reúne as participantes nas quintas-feiras, das 14h às 17h, na Sala 1016 do Prédio 9 da URI.
Através de parceria com o Projeto Forma e Saúde, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, disponibiliza-se transporte com ônibus da URI para as usuárias desse programa. Maiores informações com a Coordenadora Professora Rosangela Montagner, através do whatsapp (55) 99938 4000.