Blog





Bancada gaúcha garante apoio às Universidades Comunitárias

06/08/2024 14h16
Reitores receberam os parlamentares em evento na Unisinos, em Porto Alegre, na manhã desta segunda (5)
...
Participantes da reunião. /Crédito: Joca Moura

Os reitores das Instituições que formam o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), em reunião bastante prestigiada nesta segunda-feira (5), receberam a garantia de apoio dos deputados federais no Congresso Nacional.  Na pauta, a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla diversas Instituições de educação superior comunitárias no Brasil. Uma das proposições previstas na legislação, que ainda não saiu do papel, é a participação delas no orçamento da União para políticas públicas estudantis (bolsas de estudo), nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação. 

- Investir nas nossas universidades é investir nas regiões onde elas estão inseridas, porque todo o dinheiro volta para as comunidades. Por isso, a aproximação com a bancada sela um compromisso importante para o fortalecimento da educação superior do RS -, destaca o presidente da entidade, reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn.

Na conversa, os parlamentares reforçaram a importância de uma permanente relação com o Comung para estruturar projetos alinhados com as expectativas da entidade. No final, ficou acordado a elaboração de um manifesto para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A vice-presidente do Comung e reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin, salienta a eficácia do modelo comunitário e sua presença característica no Sul do país. Na fala aos parlamentares, reforçou a necessidade de colocar em prática a legislação que contempla os pleitos das Comunitárias.

- A lei está muito bem elaborada, mas não se tornou realidade desde que foi aprovada. Buscamos diferentes governos, ministérios, secretarias sempre buscando formas de que a legislação fosse cumprida. Tenho certeza de que, com esse passo que estamos dando hoje, vamos ter muitos avanços- , projeta a reitora Bernadete Maria Dalmolin.

Coordenador da bancada gaúcha no Congresso, o deputado Dionilso Marcon (PT) colocou o colegiado à disposição do Comung, e garantiu que a pauta será levada ao presidente Lula. 

- Valorizamos demais o movimento das universidades comunitárias e tudo que representam para as regiões onde estão. Vamos trabalhar no congresso no total apoio aos projetos ligados ao tema -, salientou o parlamentar Dionilso Marcon.

No café da manhã na Unisinos, em Porto Alegre, além de Marcon, estiveram presentes os deputados federais Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PT), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Azevedo (PSD), Márcio Biolchi (MDB), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), além de representantes dos demais parlamentares e senadores gaúchos. 

O encontro também contou com a presença dos deputados estaduais Claudio Branchieri (Podemos), Miguel Rosseto (PT), Nadine Anflor (PSDB) e Sofia Cavedon (PT). O presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alejandro Guerreiro, representou a entidade na agenda. Na sequência, os reitores participaram de um almoço com o ministro Paulo Pimenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da URI Reitoria
Postagens relacionadas
URI Santiago promove evento interno voltado à saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores

Ação integrou a campanha Janeiro Branco e reuniu professores, técnicos, bolsistas e estagiários do Câmpus e da Escola

URI Santiago inicia o calendário de 2026 com aporte de R$ 893 mil para modernização

Recurso advém de emendas parlamentares em parceria com a Prefeitura Municipal de Santiago

URI Santiago recebe lideranças de Unistalda para tratar projetos e parcerias institucionais

Reunião no gabinete da Direção-Geral reforça a URI como parceira estratégica para o desenvolvimento de ações no município

URI Santiago lança Vestibular de Verão 2026 – 2ª edição

Nova oportunidade para ingressar em um dos 13 Cursos de graduação presencial da Instituição

URI Santiago informa recesso de fim de ano

Instituição estará em recesso de 17 de dezembro a 4 de janeiro, com retorno das atividades no dia 5, em horário especial

Projeto da URI Santiago é destaque em e-book da SICT sobre inovação e impacto no Rio Grande do Sul

Iniciativa foi aprovada pelo Programa TechFuturo e apresenta soluções sustentáveis para a geração de energia renovável no Vale do Jaguari

URI Santiago firma parceria com São Vicente do Sul para o desenvolvimento regional

Acordo garante a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional e empreendedorismo no município

Projeto da URI Santiago conquista a maior nota do Edital FUNEPI 2025

Iniciativa voltada à promoção da diversidade, equidade e inclusão de pessoas idosas foi avaliada com 99 pontos

Coletivo Sobre Elas segue no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para novo biênio

Professora da URI Santiago, Rosângela Montagner, toma posse como conselheira titular em cerimônia no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre

URI Santiago conquista 1º lugar no Prêmio Destaque Inovação 2025 com projeto de Rastreabilidade do Mel

Iniciativa foi escolhida entre projetos gaúchos concluídos entre 2020 e 2025 e financiados por editais públicos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

Atendimento on-line
Olá visitante!
Em que posso ajudar?